4.14.2013

Socialismo com distribuição de renda ou capitalismo com especulação financeira


Segundo o socialista francês Louis Althusser não há leituras inocentes, posto que toda interpretação de temas e fatos que cercam nossa realidade, esta inevitavelmente relacionada ao posicionamento de classe, a perspectiva politico-ideológico, aos interesses materiais e aos condicionantes culturais no qual o interprete está inserido. Contudo, como Presidente do Diretório do PT em Conceição do Tocantins e Coordenador Adjunto da Macrorregional de Taguatinga a Palmeirópolis, quero então confessar de que leitura sou culpado, definindo esse blog como um espaço de disseminação do pensamento e de experiências  socialistas, por acreditar que os governos são os que mais promove a reparação, afirmação e inclusão social das minorias, além de entender que um sistema neoliberal de produção capitalista  jamais conseguirá conviver com um estado plena de democracia.
Como militante do Partido dos Trabalhadores, um partido forjado nas lutas de classe e que nasceu dos anseios de vários grupos de excluídos, tenho certeza que a ideologia do partido é a que mais representa o pensamento socialista e progressista deste País. Portanto, isso, nos possibilitará um VER a realidade mediante uma analise de conjuntura mais próxima do concreto e não apenas do teórico, JULGAR a partir de um ponto de vista mais qualificado, considerando a política do mais amplo aspecto e dimensões diversas, além, de um AGIR com base em experiências realizadas, bem como, em sugestões para ações futuras.
Por isso, vou escrever e colocar nesse espaço meus sonhos e ideologias, por mais que muitos digam que as utopias são coisas do passado, mas sempre continuarei persistindo nesse ideal, pois acredito que sem elas não é possível uma vida humana plena e uma vida social digna. Assim sendo, espero daqueles que irão nos acompanhar comentários e criticas desafiadoras para nos inspirar em novos artigos.
Essa convicção se deve a fala de Maximiano Cerezo de que ante a velha política, decepcionante e decadente, brota uma nova visão, disposta a ecoar o sonho da utopia eterna e renovada, à media que os sonhos se realimentam. Mesmo que aumenta o desânimo ante o desencanto da política neoliberal, devemos reivindicar o direito de seguimos sonhando com uma pratica política revolucionária que abra espaço para a participação popular. Isso exige, uma analise constante do impacto de tais politicas em nosso dia a dia. Isso necessariamente necessita de uma leitura de textos de diversos temas que fortaleça o projeto socialista que impulsiona toda América Latina, como forma de garantia para que essas práticas progressistas cheguem aos pequenos municípios do interior do Brasil e consequentemente do Tocantins.
Portanto, vamos mostrar o surgimento de uma nova forma de fazer política, com prioridade de fortalecer a paz com fruto  da justiça social, aprofundando os vários aspectos, para sensibilizar a sociedade, para que essa temática seja prioridade para a coletividade. Esclarecer a comunidade para que busque os canais apropriados para reforçar a luta contra a impunidade, em especial a corrupção eleitoral e administrativa, além da violência diária sofrida por homens e mulheres que estão submetidos ao trabalho análogo a condições escrava, bem como, denunciar os projetos excludentes, porem anunciando outros caminhos possíveis.
É com essa perspectiva que as analises dos artigos desse projeto , lançado no nosso espaço, drawlasribeiro.blogspot.co, vai mostrar que a política é a forma mais perfeita e efetiva de promover mudanças que proporcionam a inclusão, a reparação e afirmação dos menos favorecidsos. No entanto, precisamos de três elementos chave que é VER, JULGAR E AGIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias