4.11.2013

ABORTO: CONDENAÇÃO, PROIBIÇÃO OU UM DEBATE FRANCO




Recentemente o Supremo Tribunal Federal realizou um polemico debate que culminou com julgamento do tema “aborto”, no que diz respeito aos casos de fetos com anencefalia, ou seja, quando há má formação cerebral do feto, sem chances de sobrevivência da criança após o nascimentoendo desfecho favorável. Vimos de um lado alguns movimentos contrários, dentre eles em sua maioria grupos religiosos, que repudia qualquer tema de discriminação do aborto. Do outro, movimentos sociais, cientistas, grupos feministas e entre outros, que deseja ver esse tema tratado como uma questão de saúde pública.
Muitos politico tem uma tendência natural em se portar de maneira omissa em temas espinhosos, quando se trata do assunto aborto então, observa-se um imenso silêncio da maioria. Se considerarmos os períodos eleitorais, época em que essas temáticas vêm à tona, dificilmente encontraria alguns deles para se pronunciarem sobre o caso, sobretudo de maneira contundente, o que não contribui em nada para se avançar a respeito do tema, uma vez que els são os reponsaveis por legislarem sobre materias diversas. Situação está, que afeta de maneira negativa e perigosa milhares de meninas, em especial, negras, pobres e com baixa escolaridade, que acaba morrendo em clínicas clandestinas.
Existe uma omissão e  medo dos gestores públicos em se pronunciarem, pois com certeza todos tem uma opinião formada, isso retrata muito bem o fala do Pastor e ativista norte-americano Martin Luther King em que ele diz, “não tenho medo do barulho dos maus, mais me apavora o silêncio dos bons”. Mais esse bolg, seguindo sua linha editorial, sempre se posicionará de maneira transparente e equilibrada, para que nossos leitores possa encontrar subsídios, embasando-os para participarem de discussões a respeito de matérias de interesse coletivo. Nessa perspectiva esse espaço não se esquivará de fazer uma pequena reflexão sobre o tema.

Esse espaço entende que em pleno século XXI, quando se tem todo tipo de anticonceptivos e vários métodos de planejamento familiar, não cabe aqui uma apologia indiscriminada ao aborto. No entanto, percebe-se que nem a proibição da lei e muitos a condenação religiosa ajuda na superação da situação que essa parcela da população é submetida, nem os problemas de saúde publica que o país enfrenta por consequencia da clandestinidade . Nesse caso, um debate aberto, amplo e franco com toda sociedade seria o melhor caminho, pois entendemos que o esclarecimento e a informação é a melhor maneira de resolver, ou pelos menos amenizar essa tragédia oculta .
Sabe-se que a maioria das vitimas de um aborto são meninas menores de idade, pertencente à classe economicamente desfavorecida, negra e com baixa escolaridade, universo este, que as deixam numa situação de vulnerabilidade total frente a uma gravidez indesejada. Muitas vezes, a gravidez é fruto de uma relação com homens casados ou de poder aquisitivo razoável, que ao descobrir o resultado dos testes de gravidez acabam pressionando essas meninas, que muitas vezes são crianças gerando outras crianças e, sem nenhuma condição material de prover o próprio sustento e sem apoio da família e discriminação da sociedade, leva-as a atitudes extremistas já que não veêm outra saída a não ser o aborto.
Essa pressão não vem de forma explicita, mas através de persuasão sutil, aonde o parceiro induz essas meninas de baixa escolaridade de que a interrupção da gravidez é o único caminho. Fragilizadas e abaladas psicologicamente, encontram na facilidade dos parceiros em adquirir de forma clandestina remédios proibidos, levando essas vitimas a realizarem essa pratica, que muitas vezes é mais nociva ao seu corpo do que uma gestação e o parto em si. Por isso, esse espaço entende que essa temática tem que ser discutida sobre o enfoque também de saúde pública, um direito universal, defendendo o debate com forma de mostrar de maneira sincera, sem demagogia e radicalismo, o submundo desta pratica, desnudando a visão das autoridades laicas e religiosas, além de levar informação a parcela da sociedade que realmente sofre com essa situação, MENINAS NEGRAS, DESFAVORECIDAS E DESAMPARADAS DA ASSITENCIA DE TODO TIPO, ECONOMICA, SOCIAL E PSIQUICA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias