10.17.2013

Escola tem energia cortada por falta de repasse do estado e diretora é exonerada como premiação do dia do professor




A diretora da Escola Estadual Izabel Costa foi exonerada no dia dos Professores, por sua escola ter tido o fornecimento de energia interrompido por falta de pagamento junto a CELTINS. Como em já acontece em quase todas as escolas dos estados, os diretores vem sofrendo uma pressão terrível para administrar os escassos recursos depositados pelo governo do estado, chegando ao ponto de interromper serviços básicos internos, como xero de atividades pedagógicas, aquisição em papelaria para expediente interno, compra de material de limpeza, diárias para o administrativo resolverem assuntos inerentes a gestão, bem como auxilio para professores que participam de capacitação. Isso é fato, que além da referida escola, mais 12 já tiveram o serviço de energia interrompido no estado por falta de pagamento.

Entenda o caso.
Na semana passada a Escola estadual Izabel Costa teve seu fornecimento de energia interrompido por falta de pagamento. Porem a dificuldade de quitar as contas já acontece há alguns meses, o que é uma realidade em varias escolas do estado, pois o governo do estado não vem assumindo o seu compromisso de repassar regularmente as 10 parcelas que as unidades de ensino têm direito ao longo do ano letivo, com valores diferentes de acordo com cada escola, relativo ao numero de alunos. Só para ter uma ideia do malabarismo que dos diretores fazem em administrar essa situação e a pressão que estão sofrendo, a 9º parcela de 2012 foi paga em conta gotas de 62% em 25 de janeiro e 38% fevereiro, a 10ª parcela de 2012 teve um deposito de 50% dia 22 de fevereiro e outra em 21 de março do correte ano. Porem o primeiro valor referente às parcela de 2013 só foi depositado no dia 19 de abril num total de 50% do valor da primeira parcela, mais três depósitos de 15%, 15% e 20%, referente ainda a 1ª parcela, nos dias  24/05, 03/06 e 21/06 correspondentemente. Da segunda parcela foram depositados 30% no dia 21 de junho e 28,44% em 23/07, mais um valor agora em outubro que não tivemos acesso ao percentual por não constar ainda a prestação do quarto quadrimestre.
Vale ressaltar que a diretora vinha buscando varias alternativas para não prejudicar o andamento das atividades pedagógicas e assim afetar os alunos. Entre as ações, segunda ela, chegou a utilizar aproximadamente R$ 2.000,00 (dois mil reais) do Programa Mais Educação do Governo Federal, consciente da irregularidade dos gastos, contudo não estaria sendo suficiente. Foi então que sem outra possibilidade, utilizou de outra estratégia adotada no ano passado que foi estabelecer uma parceria com o município no pagamento da taxa de energia durante esse período critico, no entanto, ao invés de pagar a taxa, o prefeito preferiu entregar a conta na SEDUC, causando a reação do Secretario que de imediatamente ligo para o Diretor Regional pedindo explicação da situação, por entender que o extado estaria sendo exposto.
No dia 11 de outubro as 10h00min estava eu ao lado da Diretora Moema Tolintino, numa festinha de confraternização antecipada pelo dia dos professores, custeado com recursos próprio vale ressaltar, quando ela recebeu um telefonema do Diretor Regional, Adelmides da Mata, alterado em função da situação acima descrita. Ele questionou o fato dela ter procurado alternativas para resolver o problema e afirmando que a escola tinha mais de 10.000,00 na conta do Programa Mais Educação, que deveria ter sido usado para quitar a conta, ela de sua parte rebateu que conhecia a situação financeira da escola e que desconhecia estes valores, sendo que havia apenas 1.500,00 reais destinados ao pagamento dos monitores que já se encontrava em atrasos. Nesse momento ela teria ouvido que isso era caso de demissão e respondeu, “tá esperando o quê pra exonera”. De fato ela foi exonerada e, embora ainda não tenha publicado, ela já possui em mãos o decreto.

Absurdo.

O absurdo é que os recursos nem são geridos pela diretora da escola, o que não pode ser imputado a ela nenhuma responsabilidade jurídica, mas por membros da Associação de Apoio a Escola,  que tem a participação voluntaria de pessoas da comunidade e da escola, porém, quero aqui eximir essas pessoas de qualquer responsabilidade nesse episodio, pois o problema não é  jurídico ou de má fé, mas de falta de gestão do estado no repasse dos recursos. Essas pessoas, segunda a diretora, estariam sendo pressionadas realizarem praticas não legais de transferências de recursos federais para quitar despesas correntes da escola. Por falar em recursos federais, são eles, como o PDDE (programa Dinheiro Direto na Escola) que são repassados numa parcela única, que estão possibilitando as escolas disponibilizar muitos serviços de expediente internos.
Para finalizar essa matéria, quero reafirmar que o pouco da qualidade que a educação possui, ainda é fruto de conquistas de gestão anteriores, pois nesse atual governo se existem diretrizes que orienta as praticas de gestão na educação, elas são raríssimas. Afirmo isto, pois sou professor da educação básica da rede estadual, que tem sido afetada pela falta de repasse regular dos recursos, superlotação das escolas com a transferência do Programa Pioneiros Mirim de responsabilidade da Secretaria Ação social, redução drástica do quadro de pessoal, num politica denominada de choque de gestão, com a finalidade de fazer mais com menos, sendo que o normal é fazer mais com qualidade, com a quantidade certa de servidores. Sem falar da instabilidade de quem trabalha como contratos e tem termos aditivos de seis em seis meses, perdendo direitos trabalhistas e causando insegurança no dia a dia da rotinas dessas pessoas, alem da ausência de professores, por faltos de autorização de substituição dos que se encontra afastados pela junta médica oficial do estado. E o que falar dos benefícios garantidos por leis que o governo não paga, para depois buscar na justiça acordos pagos em parcela a perder de vistas, tirando do trabalhador seu poder aquisitivo e bagunçando seu planejamento pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias