5.29.2012

UM EXEMPLO DE HOMEM COMUNITÁRIO E FIEL AOS SEUS PRINCIPIOS


 Afonso Francisco da Silva nasceu no dia 1 de agosto de 1941 em Conceição do Tocantins, antiga Conceição do Norte, aos 11 anos mudou-se para o Instituo de Menores São José no Município de Dianópolis, aonde iniciou seus estudos com grande êxito, que chegou a ganhar uma bolsa para concluir na Escola Agrícola em Jacareí nos Estado de São Paulo. Retornando ao Instituto São José, foi funcionário administrativo, professor e no período de 1989 a 1990 exerceu a função de Diretor do mesmo, trajetória que lhe proporcionou o titulo de reconhecimento nas comemorações de 50 anos de fundação daquela instituição.
Hoje as vésperas de completar 71 anos de idade e com aproximadamente 50 anos de vida pública é um exemplo de homem comunitário comprometido com as causas sociais da nossa comunidade. Ex-Prefeito, vereador por dois mandatos, secretaria de quase todos os prefeitos, Escrivão e delegado adoc da policia civil, sempre exerceu paralelamente uma vida comunitária ativa, foi presidente, secretário ou membro de vários conselhos, sindicatos e associações no município. Após se aposentar como servidor público e se afastar gradativamente das funções em organização não governamentais, não consegue desmembrar das ações comunitárias, pois é comum as pessoas o procurar para se aconselhar sobre temas diversos, em função do seu vasto conhecimento jurídico e cultural, além de sua credibilidade construída ao longo desses 50 anos de dedicação a comunidade.
Apesar de pertencer a algumas diretorias de associações, Afonso Francisco da Silva, deixou declarou que sua missão foi cumprida e que vai afastar de todos os cargos que ocupa. Dia 28 do corrente ano entregou a Presidência do CENTRO COMUNITÁRIO JESUS NOM PASTOR, função que exerceu por 10 anos, no qual foram celebrados vários convênios com estado, o que deu de certa maneira suporte para o trabalho das Irmãs Pastorinhas. Trabalho que precisa ter desprendimento, pois exige muita dedicação, disposição para viajar e por conta muitas vezes, recebendo ao final às vezes, apenas o reconhecimento.
Fiel aso seus princípios de homem publico e chefe de família, muitas vezes, foi chamado de intransigente por não aceitar se corromper, ainda que fosse no campo dos valores morais, éticos e religioso. Como filho tive que amadurecer cedo, em função das cobranças e comparações a sua trajetória, como diz o ditado popular, casa dos pais escolas dos filhos, vale ressaltar que na minha escola tinha um professor bem rígido.
Contudo, vale ressaltar que ao seu lado sempre esteve uma mulher de personalidade serena mais firme, que em muitos momentos foi de fundamental importância para dosar se u temperamento explosivo, em especial, quando se tratava de campanhas eleitorais, essa mulher se chama Geraldina Ribeiro da Silva, esposa e ex-vereadora deste município. Escrevi essa matéria para fazer uma singela homenagem a esta figura impar na comunidade conceicionense, na certeza de que outras viram em sequência, pois já observamos pessoas que receberam moções honrosas por muitos menos feitos em um curto espaço de tempo.
Com a palavra a instituições governamentais e não governamentais, como Câmara de Vereadores, Igrejas, Associações, Conselhos e Sindicatos, pois acredito que todos nós gostaríamos de receber nossas homenagens em vida.



Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria, Afonso é realmente um homem a quem devemos render homenagens...

    ResponderExcluir

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias