5.20.2012

Política é mais que votar


                Politica não é só dos políticos, mas direito e dever de todas as pessoas , em tempo de eleição e todo tempo, por isso, participar desse processo é exercer a cidadania plena, para se tornar cidadão e cidadão consciente e responsável. A politica é sinônima de participação e de mudanças que só acontecem a partir de lutas diárias, seja em tempo de eleição ou não, com foco em temas que visam o bem coletivo.
                O período de eleição significa um período mais intenso de participação para avaliar o processo e tentar melhorar a nossa realidade, pois, escolheremos em 2012 os representantes para o executivo e legislativo. No entanto, todos os candidatos e candidatas dependem do nosso voto para serem eleitos, por isso, cabe a nós a responsabilidades das escolas, bem como, de suas consequências para o bem coletivo.
               Se a politica é sinônimo de mudança e é feita em tempo de eleições e em todo tempo, então essa mudança não deve ser confundida com a simples substituição de pessoas ou de nomes, mas pode ser analisada de maneira mais cuidadosa, para que num curto período de tempo não lamentemos dos mesmos equívocos. pode se discutir nesse contextos as mudanças de rumo de um projeto iniciado, que representa um ganho coletivo mais do que se iniciar um novo projeto.
    Nesse processo de escolha é importante analisarmos tanto as proposta dos candidatos, quanto a ideologia e o programa de governo dos partidos nos quais são filiados, além do grupo ao qual esta articulado, para avaliar a viabilidade de seu transito politico em outras instancias administrativas para angariar recursos para a população.  Se faz necessário pesquisar sua folha de serviço prestado para que se ver se os mesmos tenham conhecimento técnico e compromisso politico para cumprir o que se prometeu. Outra dica importante é ver se não está envolvido em corrupção, se não tem perfil de desonesto com seus negócios, se respeita a família ou usa de artefatos religiosos para convencer o eleitorado. são fatores fundamentais de analise nesse importante ato de cidadania, que muitas vezes ficam de lado em função do carácter passional que a politica tem.
              Assim sendo, se a comunidade deixar de lado essa resistência inconsciente em relação a politica, forçará os partidos políticos e seus candidatos a terem mais coerência entre a vida privada e as ações públicas. Mas para isso, o eleitores precisam  se tornar  corresponsável dessa caminhada, entendendo, que fazer politica não é só votar, mas participar e exigir comportamento e conduta dos homens públicos, dos representantes que escolheu.
                Para construir uma Conceição digna para todo o seu povo envolve algumas  atitudes. Você esta interessado nas eleições? Estamos dispostos a pensar e discutir os pontos prioritários nas eleições municipais? Caso contrário vamos continuar decepcionados com o processo eleitoral ano após ano, por não transformar a vida da comunidade e não termos participado da forma como deveria ser. certa vez o Pastor norte-americano, Martin Luther King disse a seguinte frase "Não tenho medo do barulho dos maus, mas do silêncio dos inocentes", não podemos fazer da que decidirá o futuro da comunidade para os próximos quatro anos, um processo de discussão com base em falacia de pessoas maldosas e em interesses de políticos que só pensa em tirar vantagem da coisa público. As pessoas que tem uma folha de serviço prestado na comunidade, seja em que segmento for, deve propor o debate para discutir a areá que representa, bem como, as ações para ela pensada. 
                 (Essa é uma reflexão feita com base no texto politica em tempo de eleições e em todo temo, da agenda Latino-Americana 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias