8.04.2015

FHC: O ENTREGUISTA NACIONAL.

     O que leva um Presidente da Republica a vender uma estatal como a Vale do Rio Doce, na época, que tinha um valor de mercado de 100 bilhões por 3 bilhões e lucrou um ano após 5 bilhões. outro exemplo foi que disse o Senador Roberto Requião, “O FHC vendeu o Bamerindus ao HSBC por R$1. O HSBC se vendeu ao Bradesco por US$ 5 bi! Quer melhor que isso?”.
    Mas a imprensa teima em dizer que as concessões que a Presidenta Dilma estão fazendo em portos, aeroportos e estradas, são privatizações. Ora, privatizar é vender como fez FHC e o PSDB e muitas vezes a preço de banana, empresas estratégicas para o pais, como relatado acima. Mas há uma enorme diferença, pois concessão é por um determinado tempo, com regras claras de investimentos por parte da iniciativa privada, passível de fiscalização pois tem o controle do governo, que pode ser  interrompido a qualquer momento se a empresa que tem a concessão não cumprir os acordos, que em sua maioria é investimentos na qualidade do serviço ofertado.
    Mais se alguém ainda insistir em não entender o que esta claro, vou dá um exemplo mais concreta. se você acha que concessão é privatização, vamos nos colar na seguinte situação, você tem uma casa a aluga para uma pessoa que precisa por 05 anos, então, se você considera que que concessão é privatização, seria o mesmo que dizer que alugar é vender. se é assim, passa o recibo e a escritura de sua residência.
     Só pra finalizar, gostaria mostrar como ocorre todo esse preparativo pra enfraquecer as empresas e sejam vendidas a preço de banana, com articulação e o apoio da direita conservadora e uma mídia reacionária para atender o capital estrangeiro. Imagine que essa suposta casa que ilustramos tivesse a venda, você diz que ela vale 100 mil, mas vem uma imobiliária pra intermediar essa venda para um particular e começa a desqualificar o imóvel para derrubar o valor e vender mais barato, um bem que não tinha motivo para perder valor. 


     A mesma coisa acontece com a Petrobras, uma empresa que fundamental para o desenvolvimento do Brasil e sua firmação com país potencia no cenário internacional. quando o Presidente LULA assumiu o governo a Petrobras valia 52 bilhões, em 2007quando o Brasil consegui a autossuficiência em petróleo ela passou a valer 429 bilhões, hoje porém, segundo o mercado (Elite, Imprensa e mercado privado) ela vale só 192 milhões, atribuindo tudo isso a operação Lava Jato. Mais como ela perdeu valor de mercado se foram construidas e adquiridas refinarias, descobertos campos de petróleos gigantescos, alta capacidade tecnológica de exploração em aguas profundas. 
   Nada disso é verdade, a empresa não perdeu valor e seu lucro não tem nada haver com a Lava Jato, mais sim, com o acordo do Estados Unidos com a Arábia Saudita em realizar manobras que fez com que o preço do barril de petróleo caísse quase pela metade, com o único objetivo de enfraquecer a economia da Rússia que tem sua maior produção de riqueza na produção de combustível, mas essa é uma outra analise

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias