4.30.2012

Enquete para prefeito 2012: resultados e inquietações



     Quando esse espaço postou a enquete sobre a intenção de votos para as eleições para prefeito de Conceição do Tocantins 2012, tinha por finalidade principal realizar uma reflexão sobre a utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo eleitoral de 2012. Contudo, frente aos comentários questionando a intensão desse blog, alguns deles de maneira maldosa, vamos realizar duas reflexões, uma sobre os resultados da enquete em si e outra sobre o poder dessas ferramentas no resultado final do processo eleitoral desse ano.
Pois bem, fechado o período de votação a enquete apresentou os seguintes percentuais, em 1º lugar NATAL (PSD) com 49%, em 2º LUIZELENA (PSB) com 36%, em 3º lugar SANDRO (PSDB) com 11% e logo em seguida com 2% EDISON (PTB). Para fundamentar nossa analise vamos apresentar os resultados de uma pesquisa realizada pelo PMDB em todo estado que teve o seguinte resultado; NATAL (PSD) com 37%, LUIZELENA (PSB) com 26,1%, SANDRO (PSDB) 15,1 e EDISON (PTB) 5,9%, lembrando que a margem de erro numa pesquiso é de 3% para mais ou para menos, portanto uma diferença de 6% é considerada normal.
A partir dos dados acima e considerando que a enquete não tem votos nulos e indecisos, mas apenas os válidos, pode-se dizer que hoje os percentuais representa uma aproximação do cenário politico, pois, uma leitura dos números nos proporciona essa afirmação. Iniciando pelo resultado dos dois últimos colocados, observa-se que houve uma variação dentro de um rigor cientifico exigido nas pesquisas de institutos reconhecidos, pois a diferença do pré-candidato EDISON (PTB) é de 3,9% já do pré-candidato SANDRO (PSDB) esta em 4.1%, ficando assim, dentro da margem de variação prevista.
Em relação o crescimento dos pré-candidatos NATAL (PSD) e LUIZELENA (PSB) no qual os dois cresceram proporcionalmente 12% e 11% consequentemente é facilmente justificável, pois, foram excluídos os votos nulos e indecisos, considerando apenas os votos válidos, fazendo com que se apresente um quadro mais próximo de uma realidade de eleição, pois são os dois estão hoje, mais bem posicionados no cenário politico municipal. Porem, mesmo com esse crescimento os índices continua mostrando um dado estatístico que mostra a confiabilidade da nossa enquete, pois a diferença entre os dois que era de 9.9% na pesquisa feita pelo PMDB ficou em 13%, com uma variação de 3.1%, mais uma vez dentro da margem de erro.
Mais quais são as inquietações que se pode apresentar tanto aos pré-candidatos, quanto suas bases de mobilização? Entre uma delas é mostrar que um considerável percentual de eleitores está constantemente mudando de espaço midiático. Por isso, cabem outras duas perguntas aos pré-candidatos, vocês estão confortáveis e satisfeitos com suas estratégias e campanha, ou se sentem inquietos e um tanto quanto desconfortáveis? Se estiver confortável comece a se preocupar, mas se tiver inquietos anime-se e procure analisar essa matéria sem a maldade e falta de civilidade que se apresentou apresentada em alguns comentários relativos a enquete e, compreenderá o poder da redes sócias nas campanhas 2012.
Só pra se ter uma idéia, hoje o facebook tem aproximadamente 600 milhões de pessoas, o que representa a população de um quarto pais mais populoso, representando uma ferramenta poderosíssima, principalmente se considerarmos que 84% dos brasileiros que tem internet navegam pelas redes socais. Mas a internet não é um território sem leis, ela é como uma cidade na qual as pessoas transitam, conhecem pessoas, prestam serviços e acessam projetos, portanto, precisam-se observar algumas regras básicas. Uma delas é relativa a legislação eleitoral que é quase a mesma resguardadas algumas singularidades, pois quem não observá-la poderá colocar todo o trabalho de um grupo em risco.
Outro ponto a se observar é quanto à qualidade desse serviço, pois não basta só saber navegar, é preciso formar uma equipe multidisciplinar para que aliada a essas ferramentas se estabeleça objetivos claros, para se ter um propostas consistente com conteúdos interessantes, para proporcionar ao eleitorado um serviço dinâmico e criativos. Pois, para que quer ser um vencedor a mudança e a criatividade deve ser o combustível vital, caso contrário, restará à opção da cópia que representa estagnação, um caminho para um final fúnebre.
Nessa perspectiva alguns grupos se mostraram ter captado de certa forma essa tendência, mas tem muita a avanças, esquecer que lamentação e declarações com o objetivo de atribuir pessoas ou serviços prestados um descrédito, não vão alterar realidade já consolidadas. Esse tempo tem que ser destinado a planejamento estratégico, tático e operacional, que possam antecipar cenários desfavoráveis e alcançar objetivos, além de proporcionar uma estrutura solida financeiramente e uma plataforma de mobilização do pessoal.  E ENTÃO, FOI OU NÃO CONFIAVÉL?

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