6.11.2013

O contraditório num estado democrático de direito e de fato



Encontro estadual do PT

Vivemos numa democracia com direitos individuas, entre tantos que não vou nomeá-los nesse artigo, mais um em especial merece ser ressaltado nessa matéria, que é o direito ao contraditório, seja num posicionamento politico ou mesmo numa simples opinião sobre determinado assunto público. Afirmo isso, por que escrevo um blog que é de conhecimentos de muitos, mas outros só acompanham as chamadas no facebook, mas isso não tem impedido o incentivo de um debate mais qualificado e politizado em nosso município sobre os temas de interesse da comunidade. Mas como disse de inicio, são textos que fazem em muitos casos um contraponto a atual gestão, principalmente com questionamentos sobre a linha de atuação prometida durante o período de campanha, nem tenho entrando no mérito da execução de obras e projetos por entender ainda cedo, é o chamado espaço do contraditório que legitima um democracia de fato e de direito.

O motivo do artigo é por que ultimamente tenho recebido varias criticas algumas construtivas, outras até mesmas ofensivo, claro com seus autores se colocarando na condição de anônimos, naturalmente muitas delas forma filtradas por um mecanismo moderador em nosso blog, pois nossos leitores não merecem ler coisas tão desagradáveis, sendo as demais bem vindas, favoráveis ou não, mas são publicadas para dar voz a quem com respeito discordam ou concordam com as nossas opiniões, ajudando-nos a escrever ainda mais e melhor esse espaço de discussão.

No entanto, quero aqui fazer um esclarecimento entre a diferença de um blog e um site de noticias, para que os nossos leitores possam ter a noção exata do conteúdo de cada espaço. O blog é uma agenda pessoal que embora todo mundo tem acesso, consta opinião particular da pessoa que escolhe uma área de interesse para escrever, porem, sem causar prejuízo a outros, por isso mesmo, não pode ter termos de baixo calão, ofensa pessoal, calunia, difamação, entre outros termos dessa natureza. No nosso caso, escolhemos áreas como a cultura, educação, religião, social, sempre focando as diretrizes politicas que as direcionam, mas nesse casso, não tenho a obrigatoriedade de ser imparcial, pelo contrário tem sido inclusive passional em muitos casos, pois a grade de edição do blog é definida por aquilo que gosto de escrever e não pelo sucessão dos acontecimentos no municipio. Já um site de noticias que conta com venda de espaço e patrocínios está regido pelas normas jornalísticas e, portanto, submetido a imparcialidade na publicação dos acontecimentos.

Como acredito que em nosso município o blog drawlasribeiro.blogspot.com é uma das poucas fontes de informação aos cidadãos conceicionenses, vou procurar dar mais espaço ao contraditório, sempre procurando as partes envolvidas para dar suas versões sobre o assunto publicado, o que será feito por telefone em função do tempo, pois trabalho e escrevo em horários vagos. Ressalto que esse espaço a contestação já é disponibilizado no local de comentários, logo abaixo de cada matéria, o que é pouco utilizado, talvesz por falta de habito das pessoas em escrever aquilo que pensa.

Mas não poderia deixar de fazer nessa matéria algumas provocações àqueles que fizeram comentarios com vista a denigrir nosso iniciativa, com o seguinte questionamento: se escrever, diagramar e postar um blog é tão facil, por quê esse não o fazem então? Segundo é que os mesmos que reclamam de nossa imparcialidade são os mesmo que quando são procurados evitam nos receber ou repassar algumas informações, nos deixando a vontade para publicar apenas a visão de quem nos procura ou seja apenas uma das partes

Mas não renunciarei minhas convicções.



Elas se fundamentam no pensamento do socialista francês Louis Althusser de que não há leituras inocentes, posto que toda interpretação de temas e fatos que cercam nossa realidade, esta inevitavelmente relacionada ao posicionamento de classe, a perspectiva politico-ideológico, aos interesses materiais e aos condicionantes culturais no qual o interprete está inserido. Contudo, como Presidente do Diretório do PT em Conceição do Tocantins e Coordenador Adjunto da Macrorregional 2, que vai de Taguatinga a Palmeirópolis querem então confessar de que leitura sou culpado, pois, sou réu confesso por disseminar o pensamento e as experiências  socialistas, por acreditar que os governos progressista fundados nessa ideologia são os que mais promove a reparação,  a afirmação e inclusão social das minorias, além de entender que um sistema neoliberal de produção capitalista  jamais conseguirá conviver com um estado de democracia plena.

Como militante do Partido dos Trabalhadores, um partido forjado nas lutas de classe e que nasceu dos anseios de vários grupos de excluídos, tenho certeza que a ideologia do partido é a que mais representa o pensamento socialista e progressista deste País. Portanto, isso, nos possibilitará um VER a realidade mediante uma analise de conjuntura mais próxima do concreto e não apenas do teórico, JULGAR a partir de um ponto de vista mais qualificado, considerando a política do mais amplo aspecto e dimensões diversas, além, de um AGIR com base em experiências realizadas, bem como, em sugestões para ações futuras. Por isso, sempre procurei escrever meus sonhos e ideologias, por mais que muitos digam que as utopias são coisas do passado, sempre continuarei persistindo nesse ideal, pois acredito que sem elas não é possível uma vida social digna.

Minha convicção se fundamenta no pensamento de Maximiano Cerezo, quando ele afirma que ante a velha política, decepcionante e decadente, brota uma nova visão, disposta a ecoar o sonho da utopia eterna e renovada, à medida que os sonhos se realimentam. Mesmo com o aumento do desencanto ante da política neoliberal, devemos reivindicar o direito de seguimos sonhando com uma pratica política revolucionária que abra espaço para a participação popular, isso exige, uma analise constante do impacto de tais politicas em nosso dia a dia. Principalmente, da revolução que vem sendo difundida na América Latina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias