6.06.2013

Caminhada pela paz: momento histórico em CKO



Hoje 06 de junho de 2013, entrou para a história de Conceição do Tocantins, pois logo após a tragédia que abalou o município, vários segmentos sociais abraçou a idéia da Professora Maria Bonfim Bandeira Azevedo e Simone Silva, promovendo um grande evento em prol da paz. Planejada e organizada pelas escolas, igrejas, órgãos municipais e a comunidade, uma multidão percorreu as principais ruas da cidade com palavras de ordem e cantos pela paz, a jornada conto com um grande numero de crianças, uma esperanças de dias melhores, mas que precisa começar hoje.
Apesar de o evento ter tido sua culminância com o episódio trágico acontecido no ultimo final de semana, há tempos a comunidade vem clamando por paz, com a implementação de ações de segurança, tanto relativo a medidas de repreensão, quanto de prevenção. Pois, essa paz seja relativo a manutenção da ordem pública com relação a veículos automotivos após a meia noite, tem incomodado bastante, sem mencionar o auto consumo de drogas licitas e ilícitas por partes de nossos adolescentes e jovens, que passaram do furto ao roubo, com o intuído de comprar drogas para alimentar o vicio.
Vejo essa iniciativa como algo muito positivo, mas ela é apenas uma culminância, um momento de mostrar que a politica de segurança pública deve ser uma prioridade das autoridades, um pedido de clamor social. Porém a culminância deve ser um evento após um logo período de ações planejadas com execução supervisionada, digo isso, pela experiência que tive na gestão escolar em realizar parceria com diversos segmentos sociais. O poder público deve chamar a responsabilidade para desenvolver tais politicas, naturalmente, dialogando e envolvendo a sociedade como um todo.
Nesse aspecto, a parceria sociedade/município/estado, tem recuperar espaço de lazer, desenvolver ações socioeducativas e esportivas, porem com profissionais que planejam executam e avalie a participação de crianças e adolescentes, além de dinamização o uso do Balneário, recuperar espaços como quadra de esportes. Caso contrário, como pedir a esses adolescentes que frequente boate se não damos alternativas.
Contudo, seria muito positivo que as igrejas, escolas, comunidades e demais órgãos da administração continuassem conversando, para criar um clima favorável a criação de politicas públicas nesse sentido, pois, em determinados momentos, os órgão responsáveis só se movimentam sobre pressão popular

Galeria de fotos



















Um comentário:

  1. adoro seus textos, linda redação e mais linda ainda a atitude que tiveram para a a caminhada sou fã número 1 do seu blog, só acho que falta um pouco de imparcialidade nos textos relacionadas a política, sei q você adora críticas construtivas, pois já fui seu aluno e te admiro muito.

    ResponderExcluir

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias