6.04.2013

Em Conceição clima pós eleitoral continua intenso e tenso



NATAL CURCINO         -         PAULO ROCHA

Como disse numa nota postada nesse blog, fui testemunha da audiência movida contra o Ex- prefeito Natal, em que o acusava de uma serie de crimes eleitorais, e relatei meu espantado com a fragilidade das denuncias, além da inconsistência argumentativa dos motivos.    No entanto, promete aos nossos leitores que iria analisar melhor o processo, já que não domino a área do direito, para assim, possibilitar uma melhor dessa matéria que tanto tem chamado à atenção da comunidade conceicionense.     Vamos também analisar os pontos mais citados da denuncia e fazer algumas indagações sobre qual será a postura da futura administração relativa as mesma, já que assessores diretos da gestão atual considerou ato de improbidade administrativa fato de o Ex-prefeito Natal Curcino dar amparo aos moradores de outros municípios, mas que moram distantes das cidades sedes e próximos a cidade de Conceição do Tocantins, sendo que todos têm todas suas atividades sociais, politicas e econômica na nossa cidade.
O primeiro item da denuncia foi à abertura de barragens na zona rural do município de Natividade, na fazenda de pessoas que tem casa cedida pelo programa de moradia do governo federal em Conceição do Tocantins, todos seus filhos estudam e trabalha em nossa cidade, suas atividades politicas e econômicas são todas aqui, assim como as demais. É sabido que todas as gestões anteriores, mesmo sem autorização da Câmara, usaram do bom senso para tentar amenizar o sofrimento do nosso povo sertanejo, inclusive num trabalho de parceria, a exemplo do que o Ex-prefeito Afonso Francisco realizou com Joaquim Balduino, Ex-prefeito de Arrais. No caso atual, que fez a denuncia sequer preocupou em se ater a criação de um Consorcio Intermunicipal de Combate a Seca, pelo Programa Federal Agua Para Todos, entre 27 municípios da região sudeste em que as Câmaras Municipais autorizam esse tipo de procedimento.   Em relação a abertura de barragem ainda denunciaram que a gestão passada estaria cobrando combustível para a realização dos serviço, sendo essa pratica uma contrapartida do produtor rural acordada previamente, uma parceria sem nenhum ilícito e comum em qualquer administração.
Outra denuncia seria ameaça a Luiza Teixeira Dias, suposta mãe de aluno e eleitora, que se não votasse no Ex-prefeito teria o transporte escolar de seu filho interrompido. Como testemunha esse item, em especial me chamou atenção por ser ela minha tia e conhece-la bem, já que a mesma sequer possuía filhos, netos ou sobrinhos que fizesse uso do transporte escolar, fato que ao ser relatado por mim causou uma reação no mínimo espantosa aos advogados de acusação.
Sobre o atraso na folha de pagamento, fato que aconteceu salvo engano um ou dois meses, foi denunciado que o atraso teria sido apenas a pessoas que votariam contra a gestão da época. Porem, através dos extratos da folha de pagamento do período ficou evidenciado, que o critério de pagamento era por secretaria e não por motivação politicas, os professores que recebem pelo FUNDEB, que tem um fundo próprio de transferência direta para pagar professores, não sofreu atraso independente da opção politica.
Os demais itens são fatos corriqueiros de campanha, como pressões sobre servidores públicos municipais, plotagem de veiculo, utilização de servidor público de maneira indevida, entre outras. Fato é que não se consegui a acusação não consegui sequer provas testemunhais, não sei se por estratégia ou por falta de articulação antes das denúncias, o que teria levado a recusas das pessoas citadas no processo. Prefiro acreditar na ultima hipótese, já que esses fatos teriam acontecido dias antes das eleições, porem só foi denunciados dois dias antes da votação, talvez por medo de quem fez as denuncias sofrer represarias politicas eleitorais por essas pessoas que forma beneficiadas com as ações, o que só vem caracterizar um denuncismo vazio.
Mas frente ao que foi relatado acima, gostaria de saber da atual gestão qual a real postura frente aos alunos de outros municípios, que ainda hoje são beneficiados pelo transporte escolar de Conceição do Tocantins, a manutenção de estradas vicinais de região como barreiro, novo acordo, planalto entre outros. E o programa de combate à seca vai ser interrompido? A abertura de barragem no município vai diminuir, em função do auto custo dos combustíveis, já que o produtor rural é proibido de dar sua contrapartida mesma para aqueles que têm condições financeiras. Já vimos que das muitas promessas de campanhas não estão sendo e nem serão cumpridas. Resta saber se essa suposta postura ética de lisura na gestão vai prevalecer, mesmo penalizando que tanto já sofreu e perdeu na vida. AGORA UMA COISA É VERDADEIRA, NO DISCUROS TUDO É MAIS FACIL, POIS NO CAMPO CONTEMPLATIVO TUDO É POSIVÉL, MAS QUANDO SE DESCE PARA A DURA REALIDADE DO DIA A DIA É QUE SE VÊ QUE TEM CAPACIDADE E VISÃO DE FUTURO, POIS AS COISAS SÓ ACONTESSE COM BASE EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E NÃO COM BASE EM ACHISMO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias