6.20.2013

“DESCULPA O TRANSTORNO, ESTAMOS MUDANDO O BRASIL”.






Movimento acima de qualquer partido politico.
Essa frase estava em um dos milhares de cartazes exibidos nas diversas manifestações que ocuparam as ruas Brasil adentro, num movimento que a principio seria contra o aumento das passagens de ônibus nas principais cidades do país, mas que com a utilização das redes sociais, ganharam proporções gigantescas e se incorporou outras bandeiras para sem reivindicadas, que propõe não uma mudança, mais a mais profunda transformação que o povo brasileiro clama.
Contudo o movimento deixou claro que é apartidário e que nasceu e cresceu as margens dos partidos políticos, ao contrário do que tenta mostrar muitas agremiações politicas, principalmente as conservadoras e de direitas, que são diretamente responsável pelas mazelas que assolam nossa sociedade, tudo isso, com o apoio do Partido da Imprensa Golpista (PIG), representado pela GLOBO  e o ESTADÃO DE SÃO PAULO. Recentemente o PPS e PPL que estão se fundindo para criar uma nova legenda, a Mobilização Democrática (MD), pratica corriqueira que banaliza a importância dos partidos e suas ideologias e bandeiras de luta, tentaram vincular as manifestações a administração da Presidenta Dilma o que foi rejeitado pela coordenação do movimento. Isso esta claro, pois quase todos os estados que são administrados por partidos diferentes forma palcos de protestos, mostrando o caractere apartidário das manifestações e sua amplitude.

Os protestos não são e nem deve ser contra a copa.

Embora parte da imprensa tenta esconder a dimensão gigantesca que as manifestações em torno dos estádios, ocultando seu caráter democrático e reivindicatório, em especial a REDE GLOBO, por que detém o monopólio das transmissões das partidas, as manifestações não é contra a COPA. Digo não é e nem deveria ser, porque entendo que o que se cobra é uma politica de investimentos em educação, saúde, transporte público e seguranças na mesma proporção dos recursos que foram investidos nas construções dos estádios, com obras e infraestruturas nos mesmos padrões de exigências da FIFA, pois sabemos que num pais coma tamanho continental existe uma pluralidade e uma diversidade na mesma proporção, portanto, aqueles que gostam de esportes e que são aprovam a realização da Copa (2014) e das Olimpíadas (2016) e todo investimentos na infraestrutura da área, isso deve ser levado em contra, se não as manifestações perde a legitimidade.

É um recado para Presidenta Dilma e o PT?

Certa vez Bob Marley disso que o reggae não é apenas pra se ouvir, mas pra sentir também, pois que não senti não consegue embarcar na viagem maravilhosa que ele proporciona. Com relação aos gritos das ruas deve seguir essa mesma premissa, tem que ser um reggae para a nova os lideres políticos, pois é preciso mais que ouvir de forma demagógica os protestos com medidas paliativas, se faz necessário sentir o calor do fogo que emana do povo por uma transformação radical na forma de fazer politica, nas relações dos partidos políticos com as instituições democráticas, na gestão dos recursos públicos e aprofundar as reformas estruturais de que o país tanto precisa.
Embora os protestos estejam demostrando não ser de caráter partidário, mas nesse aspecto vejo como um recado claro sim ao PT e a Presidente Dilma, pois eles estão na linha de frente das ações que mudaram e mudará o Brasil. Mas cabe um parente a ser colocado, o PT um dos partidos que mais contribui para que esse momento estivesse acontecendo, a partir de suas lutas e movimentos históricos, esta se afastando do calor das ruas, do cheiro de povo e deixando de ser protagonistas das discussões dos grandes temas, deixando que a imprensa farsista e os partidos conservadores imponham ao país a pauta de discussão para o país, sempre amarrados aos seus interesses. E para a Presidenta Dilma o recado seria o seguinte; Presidenta, o PMDB está no governo porque aceitou o programa do PT, que um projeto progressista e libertário, porém houve um movimento inverso o que serio o natural, ao invés do PT impor ao PMDB uma guinada da direita para o centro é PMDB que esta levando o PT da esquerda rumo ao centro, imponto uma agenda impositiva ao país que não é de interesse da sociedade.

São nas adversidades que se fortalecem as convicções.

Mesmo com minhas limitações intelectuais me considero um socialista e sou filiado ao Partido dos Trabalhadores, por isso, estou convicto de que se existe alguém capaz de ouvir as vozes das ruas e implantar as mudanças necessárias são os setores progressistas do Brasil e os partidos de esquerdas, porem é preciso refletir sobre nossas movimentações politicas nos últimos 10 anos e revigorar nossas convicções ideológicas. Pois segundo o socialista francês Louis Althusser não há leituras e nem ações inocentes, posto que toda interpretação de temas e fatos que cercam nossa realidade, esta inevitavelmente relacionada ao posicionamento de classe, a perspectiva politico-ideológico, aos interesses materiais e aos condicionantes culturais no qual estamos inseridos.
Embora seja inegável o avanço que o Brasil teve com os 1º anos de governo do PT, chegou o momento do partido  fazer uma auto avaliação na qual deve considera que a primeira etapa relativa à inclusão social já foi em parte efetivada e que agora precisa avançar em relação as novas demandas da nova classe média, bem como no aprofundamento da reformas estruturais que colocará  o Brasil no próximo patamar. Pois e protesto emergiu em parte pelo processo politico e econômico do partido que proporcionou a uma nova classe média nova perspectiva a partir de lutas e manifestações própria de um país democrático, do qual o Brasil dá exemplos de concretos.  Após programas que incluiu na nova classe média mais de 35 milhões pessoas que estava abaixo da linha de pobrezas e ações como a redução de juros nas linhas de créditos das autarquias estatais, a exemplo da Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que forçou o setor privado a se adequar para não perder participação no mercado, à redução nos impostos das linhas brancas (geladeiras, fogões, micro-ondas, frízer, maquina de lavar roupas, entre outros), redução da taxa de energia, controle da telefonia celular, temas estes que estão ligados às demandas dessa nova classe media e que visa atender a nova realidade do país, chegou a hora de avançar nas reformas.
Mais o PT que liderar a construção de uma nova composição politica que dá mais espaço aos partidos de esquerdas e menos holofote ao PMDB, que embora fosse importante para a “governabilidade” do país, já se beneficiou com a mesma proporção do apoio que deu ao governo na primeira eleição, penso que deva até ser substituído na chapa majoritária em 2014. A mesma responsabilidade deve ser atribuída o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pois herdeiro de um dos mais importantes políticos de esquerda, o falecido Miguel Arraes, deve ser parceiro na construção e condução desse movimento, não se deixando ser cooptado pela mídia conservadora, que vive em busca de um opositor para as conquistas do povo, mesmo que tenha que dar espaço para políticos progressistas. Nesse sentido o ex-presidente LULA já deu sinal claro que quer o socialista na chapa da Presidente Dilma para que ele a substitua em 2018.
 Acredito fortemente nessa perspectiva e minha convicção se fundamenta no pensamento de Maximiano Cerezo, quando ele afirma que ante a velha política, decepcionante e decadente, brotou uma nova visão, disposta a ecoar o sonho da utopia eterna e renovada, a media que os sonhos se realimentam. Mesmo com o aumento do desencanto ante da política neoliberal, devemos reivindicar o direito de seguimos sonhando com uma pratica política revolucionária que abra espaço para a participação popular, isso exige, uma analise constante do impacto de tais politicas em nosso dia a dia, principalmente, da revolução que vem sendo difundida na América Latina.

6.12.2013

Professores se articulam coletivamente na busca de seus direitos.

Professores engajados e mobilizados


Após um longo período de trabalho de conscientização com os Professores da rede municipal em relação a ações coletivas nas buscas de nossos direitos, posso dizer que a luta valeu a pena, pois é evidente nos rostos e nas atitudes da categoria o sentimento de pertence a uma classe de trabalhadores e trabalhadoras. Essa nova fase começou a materializar com a adesão de 100% dos companheiros ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET), incluindo inclusive alguns trabalhadores administrativos.
O segundo passo foi dado no dia 04 de junho do corrente ano, pois protocolamos duas reivindicações na Secretaria de Educação Municipal duas reivindicações básica, que foi encaminhada ao Executivo para ser analisa. Sendo a primeira, a criação da comissão para discussão, elaboração e implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores do magistério (PCCR), a qual foi sugerido a seguinte composição; por três representantes dos Trabalhadores; sendo da Educação Infantil, Marionite Pereira Bastos; Educação Fundamental, Ana Olivia Nunes Sarzedas Souza; Educação do Campo, Drawlas Claymont Ribeiro da Silva. Sendo as demais de responsabilidade da administração pública Municipal, porém, com o intuito de chegarmos numa proposta que atenda as duas partes, sugerimos que sejam indicadas uma representante da Secretaria de Finanças, outra da Secretaria de Administração e um terceiro da Secretaria de Educação.
A segunda reivindicação se refere a correção salarial dos Professores de Nível, após um período de perdas de mais de cinco (05) anos, com base nas seguintes argumentações:
1)                Quando foi realizado o concurso em 2007, nosso vencimento de nível superior era de R$ 600,00 (seiscentos reais), 50% a mais do que o cargo de nível médio que era de R$ 400,00 (quatrocentos reais);
2)                Como não houve reposição para ambos nesse período, os aumentos só vieram quanto o salário mínimo alcançou a remuneração de nível médio, que passou a incorporar os aumentos concedidos ao mesmo, após um período de perdas reais;
3)                Esse processo proporcionou uma equiparação salarial entre o nível médio e o superior, representando uma desvalorização de 50% em relação ao cargo de professor de magistério, sem mencionar as perdas que esta ultimo nível acumulou;
Hoje, como a Lei do Piso determine que nenhum profissional do magistério receba menos que o valor do piso, professor de nível médio com 20 horas recebe proporcional a 50% do valor do piso, assim sendo, propomos que o professor de nível superior receba por uma carga horária de 20 horas, 75% do valor do piso, com as seguintes justificativas:
1)                 Desse modo, irá garantir a diferença proporcional entre os dois cargos, constante em qualquer estrutura administrativa, que em nosso caso era de 50% no período do concurso.
2)                 Adotar uma politica de recomposição salarial justa, pois se daria com base nos índices de aumento nos valores do FUNDEB repassados ao município, com base no numero de alunos;
3)                 Desenvolver uma politica de incentivo os demais servidores na busca por uma graduação e que será complementada com a implantação do Plano de Cargos Carreira e Remuneração;
4)                 Como somos apenas quatro (04) servidores o impactos na folha de pagamento será irrisória;
Articulação positiva
assessor Emival de Sá
Hoje estive conversando de maneira informal com o Assessor de Gabinete do Prefeito, Emival de Sá Bispo (Nengo) sobre a necessidade da efetivação das duas solicitações da categoria, em especial o PCCR, e a possibilidade da elaboração de um Projeto Lei para a recomposição da diferença proporcional entre os dois níveis do magistério, para ser apreciado nas seções da câmara no mês de agosto. Sai do encontro bastante otimista, pois segundo ele o prefeito Paulo Torres tem interesse na matéria, nos garantindo apresentar as fundamentações da pauto de maneira propositiva, segundo ele o executivo esta elaborando uma proposta de atualização da lei que disciplina a estrutura administrativa do município e apresentou passagem que menciona a valorização do magistério, momento que nos colocamos a disposição para qualquer colaboração na área.
 ainda na sexta-feira ultima tive com Secretário de Administração Ariolando Barbosa que nos garantiu que já tratou com o Prefeito Municipal sobre o tema e que ele se mostrou favorável, mas para demostrar a real intensão precisamos que se institui a comissão,  um espaço adequado e legitimo para que as negociações se inicie, pois conta com representante dos trabalhadores e agentes administrativos financeiro, jurídico e educacional, que irá proporcionar uma discussão equilibrada considerando dados e fatos da realidade, bem como, respaldo legal por entender que estamos submetidos a uma sistema regido por normas maiores.
Mais o fato mais importante é que os companheiros e companheiras estão dispostos a respaldar qualquer decisão dos representantes da categoria, pois agora, se sentem mais seguros com a assessoria administrativa e jurídica do SINTET, que vai nos orientar durante as negociações, bem como, a disposição de pessoas do executivo disposto a abri um canal de dialogo e negociação. Mas precisamos ser realistas, boa vontade e intenções não materializa as reivindicações é preciso ações concertas.

6.11.2013

O contraditório num estado democrático de direito e de fato



Encontro estadual do PT

Vivemos numa democracia com direitos individuas, entre tantos que não vou nomeá-los nesse artigo, mais um em especial merece ser ressaltado nessa matéria, que é o direito ao contraditório, seja num posicionamento politico ou mesmo numa simples opinião sobre determinado assunto público. Afirmo isso, por que escrevo um blog que é de conhecimentos de muitos, mas outros só acompanham as chamadas no facebook, mas isso não tem impedido o incentivo de um debate mais qualificado e politizado em nosso município sobre os temas de interesse da comunidade. Mas como disse de inicio, são textos que fazem em muitos casos um contraponto a atual gestão, principalmente com questionamentos sobre a linha de atuação prometida durante o período de campanha, nem tenho entrando no mérito da execução de obras e projetos por entender ainda cedo, é o chamado espaço do contraditório que legitima um democracia de fato e de direito.

O motivo do artigo é por que ultimamente tenho recebido varias criticas algumas construtivas, outras até mesmas ofensivo, claro com seus autores se colocarando na condição de anônimos, naturalmente muitas delas forma filtradas por um mecanismo moderador em nosso blog, pois nossos leitores não merecem ler coisas tão desagradáveis, sendo as demais bem vindas, favoráveis ou não, mas são publicadas para dar voz a quem com respeito discordam ou concordam com as nossas opiniões, ajudando-nos a escrever ainda mais e melhor esse espaço de discussão.

No entanto, quero aqui fazer um esclarecimento entre a diferença de um blog e um site de noticias, para que os nossos leitores possam ter a noção exata do conteúdo de cada espaço. O blog é uma agenda pessoal que embora todo mundo tem acesso, consta opinião particular da pessoa que escolhe uma área de interesse para escrever, porem, sem causar prejuízo a outros, por isso mesmo, não pode ter termos de baixo calão, ofensa pessoal, calunia, difamação, entre outros termos dessa natureza. No nosso caso, escolhemos áreas como a cultura, educação, religião, social, sempre focando as diretrizes politicas que as direcionam, mas nesse casso, não tenho a obrigatoriedade de ser imparcial, pelo contrário tem sido inclusive passional em muitos casos, pois a grade de edição do blog é definida por aquilo que gosto de escrever e não pelo sucessão dos acontecimentos no municipio. Já um site de noticias que conta com venda de espaço e patrocínios está regido pelas normas jornalísticas e, portanto, submetido a imparcialidade na publicação dos acontecimentos.

Como acredito que em nosso município o blog drawlasribeiro.blogspot.com é uma das poucas fontes de informação aos cidadãos conceicionenses, vou procurar dar mais espaço ao contraditório, sempre procurando as partes envolvidas para dar suas versões sobre o assunto publicado, o que será feito por telefone em função do tempo, pois trabalho e escrevo em horários vagos. Ressalto que esse espaço a contestação já é disponibilizado no local de comentários, logo abaixo de cada matéria, o que é pouco utilizado, talvesz por falta de habito das pessoas em escrever aquilo que pensa.

Mas não poderia deixar de fazer nessa matéria algumas provocações àqueles que fizeram comentarios com vista a denigrir nosso iniciativa, com o seguinte questionamento: se escrever, diagramar e postar um blog é tão facil, por quê esse não o fazem então? Segundo é que os mesmos que reclamam de nossa imparcialidade são os mesmo que quando são procurados evitam nos receber ou repassar algumas informações, nos deixando a vontade para publicar apenas a visão de quem nos procura ou seja apenas uma das partes

Mas não renunciarei minhas convicções.



Elas se fundamentam no pensamento do socialista francês Louis Althusser de que não há leituras inocentes, posto que toda interpretação de temas e fatos que cercam nossa realidade, esta inevitavelmente relacionada ao posicionamento de classe, a perspectiva politico-ideológico, aos interesses materiais e aos condicionantes culturais no qual o interprete está inserido. Contudo, como Presidente do Diretório do PT em Conceição do Tocantins e Coordenador Adjunto da Macrorregional 2, que vai de Taguatinga a Palmeirópolis querem então confessar de que leitura sou culpado, pois, sou réu confesso por disseminar o pensamento e as experiências  socialistas, por acreditar que os governos progressista fundados nessa ideologia são os que mais promove a reparação,  a afirmação e inclusão social das minorias, além de entender que um sistema neoliberal de produção capitalista  jamais conseguirá conviver com um estado de democracia plena.

Como militante do Partido dos Trabalhadores, um partido forjado nas lutas de classe e que nasceu dos anseios de vários grupos de excluídos, tenho certeza que a ideologia do partido é a que mais representa o pensamento socialista e progressista deste País. Portanto, isso, nos possibilitará um VER a realidade mediante uma analise de conjuntura mais próxima do concreto e não apenas do teórico, JULGAR a partir de um ponto de vista mais qualificado, considerando a política do mais amplo aspecto e dimensões diversas, além, de um AGIR com base em experiências realizadas, bem como, em sugestões para ações futuras. Por isso, sempre procurei escrever meus sonhos e ideologias, por mais que muitos digam que as utopias são coisas do passado, sempre continuarei persistindo nesse ideal, pois acredito que sem elas não é possível uma vida social digna.

Minha convicção se fundamenta no pensamento de Maximiano Cerezo, quando ele afirma que ante a velha política, decepcionante e decadente, brota uma nova visão, disposta a ecoar o sonho da utopia eterna e renovada, à medida que os sonhos se realimentam. Mesmo com o aumento do desencanto ante da política neoliberal, devemos reivindicar o direito de seguimos sonhando com uma pratica política revolucionária que abra espaço para a participação popular, isso exige, uma analise constante do impacto de tais politicas em nosso dia a dia. Principalmente, da revolução que vem sendo difundida na América Latina.


6.10.2013

Amastha oficializa espaço para PT na gestão; Nicolau Esteves é cotado e partido pode indicar novo comando da Saúde




conexaoto.com.br / Amastha e Lazero
O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino vão receber nesta terça-feira, 11, o presidente do PT estadual, Donizeti Nogueira para oficializar a abertura de espaço no governo. O partido já tem nomes compondo a gestão como a superintendente da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, Gleide Braga e o superintendente de Defesa Civil, Iranilton Sales.
Donizeti Nogueira Presd. do PT
Nesta primeira reunião os partidos vão sacramentar o projeto político de gestão conjunta e a administração colocará quais espaços poderão ser ocupados pela legenda. Segundo apurou o Conexão Tocantins, o PT terá abertura para escolher e sugerir inclusive o novo comando da pasta da Saúde mas tudo ainda depende do aval do prefeito.Amastha, inclusive, segundo garantiu uma fonte próxima ao gestor, estaria disposto a dar tal espaço para o partido já que considera que a legenda tem bons quadros disponíveis que podem contribuir com a gestão.
A Secretaria atualmente é ocupada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Borges da Silveira, que acumula os dois cargos após a saída de Walter Balestra.
O PT ainda não falou em nomes, segundo asseguram membros do comando do partido, e este assunto deverá ser colocado para discussão na direção municipal da legenda, sob o comando do ex-vereador Ivory de Lira. O vereador do partido, Waldson da Agesp também deve participar das decisões.
A composição no governo através da sugestão de nomes técnicos é a próxima etapa da consolidação de aliança entre os partidos e a intenção é que PT e PP se aproximem também nos municípios, num trabalho de articulação em prol das eleições de 2014.

Nicolau Esteves Pré-candidto do PT

Para o pleito do próximo ano o PT tem o nome do médico Nicolau Esteves como pré-candidato ao governo e o PP, o empresário Roberto Magno Martins Pires. Mais partidos serão convidados para agregar no projeto e poderão também propor nomes, segundo já informou o presidente do PT, Donizeti Nogueira, em entrevista ao Conexão Tocantins.

Nome Forte
Encontro Estadual doPT
Nicolau Esteves também surge como nome forte para assumir a Secretaria Municipal da Saúde da capital, segundo informação de uma importante fonte do PP. A preferência pelo médico seria decorrente da sua experiência na gestão da saúde. O médico já foi inclusive secretário estadual da área na atual gestão do governador Siqueira Campos (PSDB). (Atualizada às 20h)



http://conexaoto.com.br/2013/06/10/amastha-oficializa-espaco-para-pt-na-gestao-nicolau-esteves-e-cotado-e-partido-pode-indicar-novo-comando-da-saude



Arquivo das materias