Após o fim do prazo de filiação para que têm pretensões eleitorais, o tabuleiro politico começa a movimentar suas peças e definir o cenário das candidaturas majoritárias e proporcionais para 2012. Foram varias as mudanças partidárias, bem como, de composição das bases envolvendo as diversas agremiações politicas.
O PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) que hoje elege sua nova diretoria regional, talvez continue sendo a maior legenda municipal em termos de filiados, tendo como Presidente Paulo Torres, promete vir forte para as eleições proporcionais. Porem é inegável que a sigla que mais ganhou musculatura politica foi o PSD (Partido social Democrata), pois teve a adesão do prefeito municipal, além de um vereador e vários secretários municipais.
O PSDB, apesar de ganhar a adesão do vice-prefeito Sandro Azevedo, perdeu quase uma centena de filiados com a saída do Prefeito Natal Curcino. Sua ida para o PSD foi motivada pela perda da legenda com a destituição do diretório que foi dada ao seu vice com condição de ser candidato do governo estadual. O PR (Partido da República) que tem como pré-candidato Manoel Messias, recebeu filiações na mesma proporção em que perdeu, pois seu Ex-presidente Efraim Bandeira, deixou o partido por divergências da forma com foi instituído a nova comissão provisório, desfilhando aproximadamente 40 pessoas e ao que tudo indica, quase todas indo rumo ao PMN
Os partidos intermediários buscam oxigenação para 2012, o PDT do vereador Joaquim Gaspio, tem uma nova Comissão Provisória com o Secretario Municipal de Agricultura, Reis, no comando, além de arregimentar os empresários Francisco de Assis e Lucíola Dal Bem. O PPS (Partido Progressista Social) com Jeovande Vaz na presidência perdeu o vereador Joaquim Oséias e busca reocupar espaço no cenário municipal. O PP que ficou sobre a influência do Secretario Municipal Kerns Guedes, apenas renovou sua comissão Provisória, mudando de grupo politico, agora mais ligado ao prefeito municipal.
Outra novidade foi à ida de Edison Fernandes para o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), candidato a prefeito pelo PT nas eleições de 2008, firmou parceria com o deputado José Geraldo, reorganizando o PTB no município, levando consigo mais militantes todos ligado todos saídos do PT. Já o Partido dos Trabalhadores, que tem na direção odo qual sou Presidente, apenas recompôs as perdas, porem, com filiações estratégicas para as eleições proporcionais de 2012. A estratégia é dar qualidade as novas filiações para arregimentar militantes ativos no processo, para tanto, o partido decidiu que apostar em palestras e fóruns sobre tema importantes para a comunidade.
A partir de agora iniciam as articulações em torno das coligações, momentos em que os partidos terão que decidir para qual base vai migrar, proporcionando aos pré-candidatos realizarem suas articulações para consolidar seus nomes. Outra ação que começa a ganhar corpo é a indicação para os postos de vice dos vários candidatos a prefeito, começa então, a parte mais agressiva das pré-campanhas e quem não tiver os elementos necessários para esse jogo, que envolve jogo de cintura, articulação politica, capital politico e consistência eleitoral pode blefar. É acompanhar para ver e fazer as apostas, mas cuidado pra não jogar muito auto se não for do campo, pois esse é um caminho que muitas vezes não tem volta, já que uma vez na politica, pode-se tentar sair dela, mas ela jamais sairá de que adentrou nesse campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam críticos, mas construtivos