9.22.2011

O REGGAE É PRA SENTIR TAMBÉM


Um dia aquele que talvez seja das maiores expressão do REGGAE ( Bob Marley), bem como, responsável pela sua evolução diz que o reggae não é só pra se ouvir, mas também pra sentir. Pois é, que não sente o reggae não compreende viagem maravilhosa desse gênero musical que tem suas origens na Jamaica, que teve auge na década de 1970, quando se espalhou pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.
Hoje temos vários ritmos, entre eles o mais popular da atualidade é o FANK, principalmente o produzido no Rio de Janeiro, com letras que trata da sensualidade a sexualidade, até a apologia ao crime. Com to do respeito a diversidade e compreendendo que a juventude se manifesta mais nas atitudes corporais do que em convicções de idéias, respeitando ainda o direito a liberdade de expressão é doido ouvir musicas com letras como “ quica na latinha”, “um tapinha não dói”, aado, aado, cada um no seu quadrado”, “ mão na cabeça mão na cocota, mão na cabeça mão na cocota”. Se for um forma de protestar ou de mostrar rebeldia, não vejo possibilidade de alterar nenhuma situação social de injustiça ou gênero desse tipo, vejo apenas uma maneira dessa geração fugir de lutas históricas contra mazelas que consome nossos jovens todos os dias, como as drogas, educação precária, falta de trabalho, que são substituídos por pão e circulo.
Porém no reggae as letras das músicas de falam de questões sociais, principalmente dos grupos desfavorecidos e das minorias, denunciando todo tipo de preconceito e descriminação social e social, além de destacar assuntos a paz, ao amor e a liberdade. O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafári, que defende a idéia de que os afros descendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.
Vejo um forte elo entre a filosofia do reggae e a proposta ideológica dos partidos socialista, principalmente do Partido dos Trabalhadores (PT), quando seus governos trabalham pela inclusão social, reparação social, distribuição de renda, valorização dos povos tradicionais, ente outros temas. Pois no PT o sobressai são os sonhos do coletivo e não as personalidades em si. Finalizando com Bob Marley, certa vez afirmou, "Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!" (Bob Marley)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias