O Programa
Pioneiros Mirins do governo do estado e de responsabilidade da Secretaria do
Trabalho e Ação social passa por uma maquiagem, para dar as escolas do Estado
do Tocantins um caráter de escolas de tempo integral. O detalhe é que o governo
fez uma manobra que força as escolas da rede estadual a utilizarem o recurso do
Programa Federal Mais Educação para custear a manutenção das ações voltadas
para os Pioneiros Mirins.
Os Pioneiros
Mirins que tinha servidores próprios vinculados à Secretaria do Trabalho e Ação
Social e/ou cedidos pela Secretaria de Educação e Policia Militar, funcionava
no contra turno a frequência do aluno na escola, tinha espaço e dotação
orçamentaria próprio. Já o Programa Mais
Educação é um Programa Federal que deposita os recursos diretos na conta da
escola, dando total autonomia as mesmas para escolherem atividades e os alunos
que dele deve participar. Isso é feito com base em avaliação diagnostica que
leva em conta critérios coerente na escolha dos alunos e dos monitores que
ministram as aulas de atividades diversas, com (musica, futebol, informática,
leitura, reforço, entre outras). Esses monitores recebe um valor indenizatório
para custeio de despesa com alimentação e locomoção.
Mas o governo
do estado numa ação arbitrária e autoritária e com omissão das Diretorias
regional de Ensino, hoje Diretorias Regional de Gestão e Formação, transferiu
toda a responsabilidade pela Execução, Avaliação e acompanhamento do programa,
que é da Secretaria de Trabalho e Ação Social (SETAS) para a Secretaria de
Educação (SEDUC), ou melhor, para as escolas, ficando a SETA responsável apenas
pelo pagamento da bolsa. Como forma de pegar carona nos recursos do governo
Federal, o governo do estado determinando ainda, que os alunos dos Pioneiros
sejam incluídos no Programa Mais Educação na condição de alunos de tempo
integral. Como são ao todo 366 escola beneficiado com o programa federal,
talvez conste no MEC mais 366 escolas de tempo integra no Tocantins.
A princípio
pode até se fazer a pergunta; mas se os alunos já estudam na escola não iria
fazer parte e do Programa Mais Educação de uma maneira ou de outra? Talvez sim,
não fosse o fato de o estado utilizar esses dados para maquiar os índices de
educação, como a quantidade de escola de tempo integral, a quantidade de
recursos investidos nos Pioneiros Mirins, além de vender a imagem de educação
de tempo integral e de qualidade que não existe.
Omissão
das escolas.
Sempre
critiquei a escola de um modo geral por aceitar atribuições das quais deveria
ser corresponsáveis e não responsáveis, porque isso faz com ela deixar de lado
sua função principal que é o processo de ensino e aprendizagem do conhecimento
sistematizado. Não é atoa que a educação no Brasil vive um momento de falência
do seu sistema.
Não é segredo
pra ninguém que no inicio do ano o Governador Siqueira Campos (PSDB), adotou o
modelo de choque de gestão, com característica perversa e neoliberal, que
consiste na lógica de produzir mais com o menor numero de servidor, ou seja, demitir trabalhadores,
sendo que o normal é produzir mais com o numero necessário de pessoas, gente,
trabalhador, palavras que não consta do discursos desses exploradores e
conservadores. Com o numero reduzido de
servidores e o aumento de 15% de alunos nas escolas da rede estadual,
sobrecarregando as pessoas que trabalham em condições exaustivas, pois além das
demissões no inicio do ano, não autorizam contratar substituições de licenças
de pessoas fora da sala e muito menos profissionais de apoio para acompanhar os monitores que não
possui formação adequada para trabalhar com crianças. Mas diretores regionais e
de unidades escolares em momento algum contestam tal absurdo, talvez seja
porque tenham receio da reação do palácio real ou do principado do
planejamento.
No estado existem
366 escolas contempladas pelo Programa Mais Educação que todo inicio do ano se
recadastram os alunos atendidos para o recebimento dos recursos. O curioso é
que a Secretaria da Educação está orientando a unidade de ensono do estado, que
ao realizarem o cadastro constem as crianças dos Pioneiros Mirins, como alunos
de tempo integral, pois isso daria ao estado um salto nos índices de escolas de
tempo integral. Essas são as diretrizes estabelecidas por essa gestão
sonolenta.
Mesmo as
unidades que de fato tem um atendimento de tempo integral, são escolas de tempo
integral, mas que não tem nem sombra de uma educação integral, pelo contrário,
apenas repete no contra turno o fracasso do que se faz no turno de origem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam críticos, mas construtivos