3.03.2016

AGENDA REV@LUCI@NARIA: 03/02 Jerônimo Sodré

      No dia 03 de março de 1879 Jerônimo Sodré, proferiu um discurso na Faculdade de Medicina da Bahia, que dá inicio à Campanha Abolicionista no Brasil. Naquele dia, pronunciou a frase que se transformou na bandeira dos abolicionistas: “É preciso que o poder público olhe para a condição de um milhão de brasileiros, que jazem ainda no cativeiro. Ele Criticou a Lei Rio Branco, Ou Lei do Ventre Livre, e defende a "extinção total e rápida da escravatura" no país.  Nascido em Salvador, em 1839 e colou grau em doutor em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia, era possuidor de invejável cultura médica e humanística.
Na vida pública, ocupou vários cargos,  inclusive a Presidência de Sergipe, cargo no qual foi empossado no dia 5 de julho de 1889. Foi o 54º e último presidente da Província: Além de Presidente de Sergipe, foi Deputado Provincial pela Bahia e Deputado Geral.

Diz Sá Oliveira: “O Conselheiro Jerônimo Sodré foi um professor brilhante e progressista, tendo dado novos rumos ao ensino da Fisiologia entre nós. E mais: “Quando assumiu a Diretoria da Faculdade, na qualidade de Vice-Diretor, (1883), começou um vasto plano de reforma do velho Colégio dos Jesuítas, que teve continuação por parte de outros Diretores.
É considerado, perante a História, pelo valor da palavra, nobreza de atitudes e superioridade de espírito, um dos maiores abolicionistas do Brasil. Coube-lhe, com efeito, a glória de ter iniciado na Câmara, em 1879, quando Deputado Geral, em memorável e incisivo pronunciamento, o grande movimento de libertação dos escravos” (Ibidem).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias