10.20.2015

Em Conceição o Programa Minha Casa, Minha Vida é para a eternidade



 Em Muitas ocasiões se veem criticas aos Programas do Governo Federal, que são acusados de estimular os mais carentes ao comodismo, outras vezes, as criticas são de morosidades em suas consecução e execuções, ou quando a imprensa aparece não é pra mostrar que ele traz mais que moradia, mais dignidade. Parte das criticas são infundadas e de caráter meramente oportunista. Mas são muito os descasos que assolam a quem precisa de moradia, por isso, se devemos a fazer a critica quando cabe, sobretudo, na em relação as  gestão na ponta dos programas, que são de responsabilidade dos estados e municípios que firmam parceria a partir de convênios assinados, que são terceirizados a empreiteiras que não tem compromisso com os contratos firmados. .
Em Conceição do Tocantins o Programa de Moradia deveria chamar MINHA CASA, MINHA VIDA PARA A ETERNIDADE, pois a demora na conclusão da construção das unidades, pela Savana Construtora e Incorporadora Ltda ja passa de seis (6) anos, o pior é que numa pesquisa rápida constatei que fiz teve seu Presidente, Lindomar Borges, já foi convocado para comparecer à Assembleia Legislativa do Tocantins para prestar esclarecimentos sobre a paralisação de obras em unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em toda região sudeste. Isso acontece em parte em função da empresa ganhar a concorrência das obras e sub empreitá-las a preços abaixo do valor de mercado, que acaba por se agravar com a demora na execução da obra. Em conversa a tempos atrás, com responsável pelas construções no município, Aurelino Francisco (Lé), ele disse que só estaria terminando as primeira 15 unidades para não ficar no prejuízo.
São 15 (quinze ) casas em fase de acabamento hidráulico e elétrico, mais 15 (quinze) em fase mais atrasada, ainda tem mais quarenta que nem tem previsão de serem concluídas.  O responsável pelas primeiras trinta casas não soube precisar os motivos dos atrasos na obra, mas segundo ele a espera do cronograma de entrega de material como telha, canos e fios para as demais cidades do sudeste é uma das alegações da empresa, uma questão de logísticas na distribuição do material, para dai passa por aqui. A consequência desse absurdo é o prejuízo causado, já primeiro que das 25 casas quase prontas, seis tiveram suas portas arrombadas e o material hidráulico e outras componentes roubados, que de acordo uma fonte que não quis se revelar, disse que alguns responsáveis saberia até que seria os autores do furto. Outro prejuízo é o impacto na esperança das pessoas que foram contempladas, pois esses benefícios representam muito mais que moradia, representa dignidade para as pessoas, dando a ela a possibilidade de humanização de suas vidas, ao exemplo de seu Messias Cardoso, um senhor com mais de 80 anos, que observei num fim de tarde, regrando as plantinhas ali plantadas, na unidade da qual foi contemplado. Lamentável.
Embora não seja de responsabilidade direta da atual gestão municipal, cabe a ela por uma questão moral, ética e de dignidade fazer gestão juntos as representantes maiores e aos órgãos de execução, fiscalização e de financiamento desse programa para agilizar a conclusão dessas casas e suas entregas. Tomando para si a responsabilidade de encabeçar esse movimento, pois segundo o Conselho Habitacional, no ano de 2013 o município tinha um déficit 300 moradia, hoje com essa paralisia nas obras em andamento, pressupõe que esse numero tenha aumentado.
talvez se tivesse localizadas mais ao centro da cidade com maior visibilidade e, se fosse algo que beneficiasse pessoas mais influentes com facilidade de falar e com acesso aos canais de comunicação para fazerem denuncias, tivesse mais celeridade em sua conclusão. Já fizemos uma denuncia a esse respeito, mas de agora pra frente vamos falar sistematicamente e incomodar até que se corrija esse absurdo.

4 comentários:

  1. É! em 2012 reunimos os contemplados, na sede do CRAS, na tentativa de terminar as 30 (trinta) casas do 1ª etapa, percebendo as dificuldades da empresa SAVANA em terminar as obras, o subempreiteiro "LÉ" apresentou uma proposta para as pessoas beneficiadas com um acréscimo de (R$ 500,00) para cada. A politicagem falou mais alto e, esse mesmo grupo que está a frente do município, ameaçou denunciar a empresa e, até mesmo, eu o Prefeito naquela época. E agora? O que foi feito depois daquela proposta? Já se passaram três anos e as pessoas estão sem suas tão sonhada moradia. Dica, vejam como a Prefeitura de Tocantinópolis fez e, assim, terminaram as obras. Está faltando é iniciativa, aliás, como sempre! Natal (ex-Prefeito)

    ResponderExcluir
  2. Vale ressaltar que as 70 (setenta) casas só estão sendo construídas - etapa I e etapa II -, graças a regularização do loteamento em nossa gestão (2009/2012). Sem essa regularização, o município de Cko não firmaria nenhum convênio com os Governos Estadual e Federal. Deixamos em construção as 70 (setenta) casas que viraram um pesadelo para as pessoas beneficiadas. Pior que isso, não se tem notícias que a atual gestão tenha conseguido UMA, eu disse UMA CASA junto ao governo federal ou estadual. Natal (es-Prefeito)

    ResponderExcluir
  3. Vale ressaltar que as 70 (setenta) casas só estão sendo construídas - etapa I e etapa II -, graças a regularização do loteamento em nossa gestão (2009/2012). Sem essa regularização, o município de Cko não firmaria nenhum convênio com os Governos Estadual e Federal. Deixamos em construção as 70 (setenta) casas que viraram um pesadelo para as pessoas beneficiadas. Pior que isso, não se tem notícias que a atual gestão tenha conseguido UMA, eu disse UMA CASA junto ao governo federal ou estadual. Natal (es-Prefeito)

    ResponderExcluir
  4. É! em 2012 reunimos os contemplados, na sede do CRAS, na tentativa de terminar as 30 (trinta) casas do 1ª etapa, percebendo as dificuldades da empresa SAVANA em terminar as obras, o subempreiteiro "LÉ" apresentou uma proposta para as pessoas beneficiadas com um acréscimo de (R$ 500,00) para cada. A politicagem falou mais alto e, esse mesmo grupo que está a frente do município, ameaçou denunciar a empresa e, até mesmo, eu o Prefeito naquela época. E agora? O que foi feito depois daquela proposta? Já se passaram três anos e as pessoas estão sem suas tão sonhada moradia. Dica, vejam como a Prefeitura de Tocantinópolis fez e, assim, terminaram as obras. Está faltando é iniciativa, aliás, como sempre! Natal (ex-Prefeito)

    ResponderExcluir

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias