8.07.2012

Conceição: quem conhece sua história valoriza seu presente


Nesse 07 de agosto de 2012 faremos uma edição especial aos 49 anos de emancipação politica da cidade de Conceição do Tocantins, durante todo dias estaremos realizando um passei pela história do municio, com fatos históricos, fotos e eventos e realizações recentes. Para tanto utilizaremos dois trabalhos como base, um artigo de minha autoria intitulado "MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: UM PILAR NA HISTÓRIA CONCEICIONENSE e O Projeto MEMÓRIA FOTOGRAFICA do Colégio Estadual Cel José Francisco de Azevedo.   Pois vivenciar a história não é apenas estudar o passado divorciado do presente, mas localizar e analisar fatos e dados que contribuam para a formação da nossa identidade sócio-cultural de uma comunidade.
portanto, vamos passear pelo riquíssimo  histórico da cidade de Conceição do Tocantins, antiga Conceição do Norte. Região povoada por volta de 1741, sendo elevada a categoria de Vila de Nossa Senhora da Conceição em 1854 e vindo conquistar sua autonomia política em 7 de agosto de 1963, quando se desmembrou do município de Dianópolis. (Rocha, 1990, p.145).
Uma das muitas visitas do Reverendo
Alberto da Igreja Presbiteriana
Suas primeiras habitações se deve a origem ao riquíssimo garimpo de ouro baseado no trabalho escravo. Naquele tempo Conceição possuía 70 casas, uma capela de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, objeto de nosso estudo.
Contudo tornou-se de grande importância administrativa regional, chegando a sediar Comarca Judicial, Colégio Eleitoral das Cidades vizinhas, sede Regional da Guarda Imperial, bem como sede de administração eclesiástica. Como paróquia, aqui chegou a residir até quatro padres. (Povoa, 1986 p. 14).
Hoje Conceição do Tocantins possui aproximadamente 4.200 habitantes, segundo o último Censo do IBGE. Tem como atrativo principal suas expressões culturais como o Congo, as Folias do Divino, as festas religiosas, o artesanato local e as danças rítmicas. Todos esses valores serão apresentados juntamente com um perfil histórico e cultural DA CIDADE DE CONCEIÇÃO DO TOCANTINS.
Uma das construções mais antiga
conhecida com Prefeitura velha
foi residencia, escola entre outras
ocupações
Vamos procurar abordar alguns de seus aspectos, como sua construção da Igreja Matriz com base no trabalho escravo, sua influência político-econômico, época em que a Igreja exercia forte domínio no mundo, assim como sua contribuição na formação da identidade sócio-cultural do povo conceicionense. Realçaremos o importante legado cultural deixado pela etnia negra. Contrariando assim muitas teorias racistas, a exemplo de SÍLVIO ROMERO, quando ele afirma que, “Do consórcio da velha população latina, bastante atrasada, bestamente infecunda, e de selvagens africanos, estupidamente talhados para o trabalho escravo, surgiu, na máxima parte, este povo”, referindo a miscigenação brasileira e conceicionense no caso.

 Veremos que homens e mulheres de origem africana são excludentes, em seus corpos, em suas vozes, nas cores que usam em suas roupas, em sua forma de mostrar afeto, até em sua forma de fazer política. Basta ver suas diversas manifestações, contra ou a favor, eles cantam e dançam para expressar seu agrado ou desagrado.
encontro das folias do Divino, uma das
tradições mais fortes e antigas da cidade
Durante nossa abordagem esses elementos, ficarão explícitos, bem como, suas sutilezas na resistência da aculturação européia, ou seja, sua maneira sábia de se organizar contra a imposição de uma cultura dominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias