3.20.2012

NINGUÉM É ETERNO, MAS INSUBSTITUÍVEL SIM


Aproximadamente a quatro messes falecia Manoel Messias em um trágico acidente automobilístico, na TO 050 de Palmas para Porto Nacional, que se estivesse vivo estaria completando hoje 39 anos, por isso, antes de prosseguir quero lhe desejar paz e luz ao seu espirito. Empresário bem sucedido em Porto Nacional tinha uma carreira profissional de sucesso, formado em Ciências Biológicas e Farmácia, além disso, desfrutava de uma ampla rede de amizade, principalmente entre os profissionais de saúde na rede estadual.
Todo esse contexto possibilitou-o desenvolver um belíssimo trabalho de apoio à população carente de Conceição do Tocantins-TO, com muita dedicação e solidariedade ao próximo, aliado ao transito fácil que tinha entre os profissionais da rede estadual de saúde de porto nacional, beneficiou varias pessoas. Outro fator que o possibilitou colocar seu projeto em ação foi sua localização na cidade de Porto Nacional, que serviu de ponto de apoio e uma conexão entre Conceição e Palmas, cidade aonde possui os centros mais avançados de medicina.
Sabemos que a parte mais sensível do ser humano depois do bolso é a saúde, principalmente, com os precários serviços oferecidos pelas redes publicas municipais e estaduais pelo Brasil a fora, uma vez que a pessoa já chega ali como ultimo recurso pra aliviar a dor. Com a atenção e apoio financeiro oferecido por ele a muitas famílias, não demorou muito a coloca-lo pré-candidato a prefeitura de Conceição e um dos principais nomes na corria sucessória para 2012.
Por tudo isso, foi que sua partida causou grande comoção, tanto entre os companheiros políticos, quanto aos opositores que via nele um bom combatente da politica partidária. Na oportunidade questionei o grupo que o apoiava, diga-se de passagem, um grupo unido e batalhador, de que sua morte representava uma perda na mobilização do projeto idealizado por ele, pois o seu carisma era único e insubstituível. Outro fator que contribuiria para o enfraquecimento desse movimento e o fator financeiro, pois Manoel fez um planejamento logístico muito eficiente, pois embora não colocasse todo recurso financeiro de seu patrimônio, ele conseguiu mobilizar uma rede de amigos da saúde de Porto Nacional, que barateava o valor das consultas, enquanto ele mobilizava o maxixo de pacientes, com isso, ela não precisava investir muito dinheiro em seu projeto e os profissionais não perdia, pois diminui no valor, mas ganhava em quantidade, porem todo mérito cabia a Manoel pela sua visão e capacidade de planejamento.
Naquele momento fui mal compreendido por muitos de seus companheiros de partido em duas circunstâncias; na primeira por ter feito essa analise, o que se confirmou, pois o trabalho realizado por esse homem de perfil não apenas politico mais comunitário esta ficando pelo caminho, porem o que une o grupo ainda é apenas o sentimento de oposição. Outra circunstância foi no memento em que demostrei toda minha dor com a perda do meu melhor amigo de infância, do compadre e da pessoa admirável, muitos confundiu a ocasião como um momento restrito a apenas ao grupo que o a poiava politicamente, como se a dor e as lagrimas fosse algo com cor partidária, pois muitos dos que me criticaram um período curto de convivência com meu compadre, em situações em que muitas vezes não se podia sequer ser conceituado de amizade. Fica aqui meu reconhecimento e minhas saudade ao amigo, irmão e compadre, bem como, meu desabafo após quatro meses em função de coisas que fora faladas sem dimensionar as suas consequências, pois é bíblicos que “a chibata corta a carne, mas o golpe da língua quebra os ossos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias