2.15.2020

Em ação conjunta, vereadores e prefeito dão uma resposta a violência em Conceição do Tocantins

A Cidade de Conceição do Tocantins a 315 km da Capital Palmas, com aproximadamente cinco mil habitantes, vive um clima de insegurança em função das repetidas  ocorrências de furto e roubos, bem como pelos últimos acontecimentos bárbaros. Pois num período de 40 dias foram. 03 assassinatos, 04 tentativas de homicídios e 15 ocorrências só no mês de janeiro e apenas as registradas.
A situação ganhou espaços nos noticiários de sites de noticias do estado e forte repercussão nas redes sociais, bem como, nas conversas de praças e ruas. Pois moradores estão atemorizados com tanta violência numa cidade que ate pouco tempo era pacata. Vale ressaltar que grande parte dos acontecidos estão ligados ao trafico e uso de drogas, uma vez que são praticados pequenos furtos como forma de alimentar o vicio.
No iltimo dia 30 de janeiro um pequeno produtor e aposentado Francisco Raimundo de Moura de 62 anos, foi assassinado de forma brutal e covarde a golpes, que ainda não se sabe, se de pauladas o de machado, numa emboscada, quando se dirigia de suas fazenda para a cidade, com o intuito de sacar seu beneficio.
Por ser  meu vizinho meu de fazenda há mais de 30 anos, procuramos prestar todo apoio aos familiares, desde a busca, registro de ocorrência e o traslado do corpo ate o sepultamento. Durante o registro de ocorrência na cidade vizinha de Arraias, ouvimos um relato em tom de desabafo da Delegada de Policia Dr. Vanuza, de que Conceição estaria consumindo toda sua energia, tempo e recursos em função do auto índice de violências.
Então, por iniciativa nossa articulei uma audiência com ela e os outros oito vereadores, para de forma mais objetiva possível, levantar as prioridades mínimas e os caminhos mais adequados para obter êxito em nossos pleitos, uma vez que vários vereadores e mais o Prefeito já havia buscado soluções junto a Secretaria Estadual de Segurança. Ela nos orientou a procurar a DR. Raimunda Bezerra, Delegada Geral de Policia e solicitar a transferência de Rafael Gaspio (Fie) agente prisional e filho da cidade, para atura como agente, um escrivão e uma viatura, que ela mesmo de Arraias, daria uma resposta para a situação.
Seguindo as orientações, os vereadores e prefeito se deslocaram para a capital, aonde foram recebidos pelo Presidente da Assembléia Toninho Andrade e foram encaminhados apara uma audiências com a Dr. Raimunda Bezerra, que atendeu as solicitações. Hoje a cidade conta como uma Delegada, a Dr. Melice, a presença de uma agente com a transferência de Rafael, esta de chegada um escrivão da cidade de Dianópolis e será remanejada uma viatura da cidade de Arraias. Inclusive nesse curto espaço de tempo já foram feitas varias operações e efetuadas algumas prisões,
Contudo, ainda precisa aumentar o efetivo de Policial militar, pois no dia do ocorrida, a cidade não contava com nenhum PM na ativa, pois dos 04 existente no município, dois estava saído de serviço, outra tava de licença e o quarto de atestado médico tratando da saúde em Palmas. o reforço que é enviado toda semana de Arraias não veio e ate uma ocorrência que teve na sexta feira do dia 31, teve que ser registrada por PMs que se deslocara da cidade de Paranã a 95 KM,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias