11.17.2011

PREFEITURA EM AÇÃO NA ZONA RURAL



No mês de maio do corrente ano a Administração Municipal de Conceição do Tocantins elaborou um Programa de Desenvolvimento Sustentável direcionado as comunidades do campo, chamado Prefeitura em Ação na Zona Rural, com a finalidade de levar vários benefícios para essas pessoas, porém, de maneira planejada, continuada e com sustentabilidade. Por isso, varias secretarias e órgãos da administração pública e da comunidade foram convidados a participar das sugestões no processo de construção e implementação das ações.
A comunidade aplaude a iniciativa
Uma das primeiras ações foi a recuperação das estradas rurais,  que pela primeira vez contou com uma patrulha com posta por duas patrol, um trator de esteira, uma pá carregadeira, duas caçambas e dois tratores de pneus. Contando com essa estrutura, as estradas foram enlanguescidas tirando curvas perigosas, foi realizado terraplanagem de atoleiros de pontos críticos, além de abertura de novas estradas. Num segundo momento, a patrulha mecanizada com o trator de esteira, a pá carregadeira e os tratores de pneu estão abrindo represa para suprir a falta de agua para criação destocando e arando terreno dos pequenos produtores para o plantio de alimentos e pastagens.
Já no dia 14 de novembro na Fazenda Cacimba, teve inicio a terceira etapa do programa como ações conjuntas entre as equipes de saúde (Programa de saúde de Família e Saúde Bucal) em parceira com a Secretaria de Ação Social, com a revisão de cadastro do Programa Bolsa Família, além de novas inclusões no Cadastro Único que trás vários benefícios, como a Carteirinha do Idoso e a inclusão na taxa mínima de energia.   No mesmo evento, aconteceu uma espécie de prestação das ações de governo a comunidade.
Com a presença o Prefeito Municipal, a equipe de saúde ressaltou a implantação do Programa de saúde que está sendo implantado pela administração atual, ressaltando que ele é sustentável e que irá permitir um atendimento de qualidade e com continuidade. A Enfermeira Gledismam alertou as pessoas que fazem exames com médicos que vem e vão embora, sobre o risco de não ter continuidade no tratamento da doença após ela ser diagnosticada, pois, se a consulta é particular o SUS não tem acesso aos resultados e, portanto não cobre os custos, em muitos casos as pessoas sequer tem acesso ao resultado. Na prevenção do câncer de colo de útero, realizadas em um desses encontros, varias exames deu alteração no diagnostico, porém, a equipe de saúde teve que refazer todos os procedimentos para encaminhar essas mulheres para o tratamento adequado.
Dr Sheila fala sobre saúde bucal
Complementando a fala, o prefeito lembrou aos presentes que o município hoje conta com equipe completa e que colocou um transporte a disposição para o deslocamento para qualquer município do estado que necessitar para realizar os exames complementares. Pediu ainda, a compreensão da comunidade dizendo que gostaria de realizar todas as ações necessárias na velocidade da ansiedade popular, mas que é importante realiza-las com responsabilidade e de maneira planejada, pois só assim, os programas implantados beneficiará a comunidade nesta e em outras administrações, diferente de ações eventuais de saúde.
Equipe de saúde atende comunidade rural
Os Secretários de Agricultura e Obras, Reis e Marcos, lembrou que antigamente o estado através do DERTINS (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Tocantins), mandava um trator de esteira para políticos em épocas eleitorais, par realizar serviços com quantidade de horas estipuladas, com que causava conflitos entre grupos políticos e regiões do município, além de abrir barragens de cinco horas que em nada resolvia os problemas dos pequenos produtores. Hoje são dois tratores de pneus para atender a zona rural o tempo todo, um trator de esteira com auxilio de uma pá carregadeira que irá abrir as barragens de forma planejada e com uma diferença, o produtor é quem vai dizer quando o serviço estará pronto.
Enfermeira Gleidisman fala da importância
de exames com acompanhamento
O Prefeito Natal ainda falou das dificuldades encontradas, principalmente com a perseguição do governador que sempre é bem votado na cidade, mas que não colocou uma obra sequer para Conceição. Mas ele garantiu que existe um cronograma de obras sendo realizadas e que será entre a população, como a Creche Municipal, O laboratório de Saúde, construção de aproximadamente oitenta banheiros na zona rural, o Fórum de Justiça e a aquisição de uma caçamba basculante. Foi inumerada algumas ações realizadas em sua administração, como  o calçamento do Setor são José, a biblioteca Professora Evani Cardoso, Centro da Juventude, construção de casa populares na zona rural, acompanhamento que possibilitou uma ampliação do luz para no município entre outras. A segunda reunião com a comunidade será dia 27 de novembro, na Fazenda Água Branca.
Para o ano que vem será a vez de ações para a área da Educação, principalmente com os debates e fóruns para a elaboração do Plano Municipal de Educação, conforme estabelece o Plano Nacional. Concretizada essa primeira etapa, buscará uma integração entre todas as áreas para efetivar a sustentabilidade e dar maior qualidade na aplicação dos recursos, municipais, estaduais e federais.

GALERIA DE FOTOS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias