7.29.2011

CALÇAMENTO: VALORIZANDO O SETOR SÃO JOSÉ


Durante muito tempo o setor São José Foi objeto de preconceito, discriminação e exclusão de todo o tipo, isso pelo perfil dos primeiros habitantes daquela área residencial, em sua maioria pessoas com baixo poder aquisitivo, com baixa escolaridade, que excluídos das políticas públicas construíram suas casas proporcionalmente a suas rendas, quase nenhuma. Então eram moradias de palhas, de papelão e tabas, como se esta situação fosse por escolha e não por um processo perverso de exclusão e marginalização daqueles que compõem a classe trabalhadora desse município.
A inversão dessa triste realidade teve seu inicio com o trabalho das Irmãs Pastorinhas, através dos projetos do Centro Comunitário Jesus Bom Pastor, principalmente, com a Construção da Igreja São José. Em sua sede, além de funcionar a Sementinha de Amor Padre Ernesto Romã lotada dentro da própria comunidade, comemora-se também os festejos de são José, elevando assim, a auto-estima dos moradores. Em seguida veio a construção do Posto de Saúde da Família com atendimentos médicos e odontológicos, fazendo com que a comunidade se integre mais ao setor ao invés dos moradores de lá terem que sempre procurarem outros espaços para suprir suas necessidades.
Com ruas largas e planejadas, com vários serviços oferecidos dentro da própria comunidade ou em seu entorno, o setor foi se valorizando e atraído cada vez mais investimentos comerciais e imobiliários. Para coroar de vez a perseverança e a importância daquela comunidade foram realizadas duas obras fundamentais nessa administração. A primeira foi à implantação do Centro da Juventude, um espaço de inclusão digital com vários computadores para promover a capacitação dos jovens em novas tecnologias de informação e comunicação, indispensável numa sociedade do conhecimento. A segunda em fase de conclusão é o calçamento e asfaltamento das ruas e avenidas desse setor, pois, numa cidade oriunda do garimpo de ouro e quase sem nenhum planejamento urbano, um setor plano, planejado e com obras de infraestrutura só tende a crescer e valorizar a cada dia e, tudo isso com geração de renda para os próprios moradores. Um lugar ideal para se morar.


GALERIA DE FOTOS


Av em obras



Av. Calçada
Gerando renda no própria comunidade

Um comentário:

  1. Drawlas
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo Blog que esta excelente, a ideia é otima, sendo ele mais um veiculo pra mostrar ao mundo a Cidade de Conceição do Tocantins, seus cidadãos, suas ideias, seu jeito de ser.
    Nao vou agora comentar a postagens em si mas apenas falar que faça desse instrumento sua fala, de suas crenças , nas informções.
    So uma sugestao, ao colocar fotos, coloque autoria, assim estará sempre livre de algum problema.

    ResponderExcluir

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias