7.26.2011

MAIS QUE UMA ESPERAÇA, UMA REALIDADE


            O dia 16 de julho de 2011 vai ficar marcado na historia da cidade de Conceição do Tocantins-TO, em especial para os produtores rurais, que em sua maioria são pequenos produtores, que vivem da agricultura de subsistência e da pecuária extensiva, sem a utilização de quaisquer tipos de insumo agrícola em sua maioria, no entanto, uma coisa eles tem em comum, o sofrimento com a falta de água, seja para o consumo humano, seja para matar a sede da criação ou para a produção de grãos.
Essa data refere-se a entrega de um trator de esteira a comunidade de Conceição do Tocantins, pelo prefeito NATAL CURCINO RIBEIRO, que fez destaque especial a gestão do Senador João Ribeiro, na ocasião representado pelo seu Chefe de Gabinete. Essa conquista tem que ser comemorada e exaltada, pois sabemos que tão difícil quanto abrir uma represa é realizar a manutenção da mesma, as vezes, são necessárias poucas horas de serviços, o que não interesse aos donos de maquinas, pelo custo beneficio do deslocamento.
Por isso, tão importante quanto esta aquisição são outros dois fatores a se destacar; a primeira  é uma política de planejamento da utilização dessa ferramenta para que não se concentre nas mãos de poucas pessoas, que por via de regra são aquelas que mais tem condições. A segunda é o desenvolvimento da consciência coletiva da comunidade quanto ao conceito de bem público, pois, cabe a cada cidadão e cidadã que será contemplado de que se faz necessário a contrapartida para a manutenção da maquina na proporção da condição de cada pessoa, seja no deslocamento ou no combustível.
Fica aqui a sugestão de se elaborar um projeto a longo prazo de combate a seca no sertão, que englobasse o Projeto Água Viva do Centro Comunitário Jesus Bom Pastor, que em 12 anos já abriu aproximadamente 700 cisternas nas zona rural. Se considerarmos que cada uma delas leva em media 30 manilhas, já forma construídas nesse projeto mais de 20 mil manilhas que foram vendidas a preço de custo para cobrir as despesas de mão de obra e com material. Muitas vezes são doadas as pessoas carentes, que só ajudam na construção de suas manilhas.
Hoje a Administração Municipal, desenvolve o Projeto Prefeitura em ação na Zona Rural, que está recuperando as estadas do campo como nuca antes foi feito. Estão alargando, tirando curvas perigosas e fazendo aterramento nos locais de adeleiros. No projeto está sendo utilizada uma patrulha com duas patrol, um trator de esteira, uma pá carregadeira, uma caçamba e veículos de apoio, que não fica barato para o município com o porte de arrecadação como nosso, porem, isso só está sendo possível em função de um planejamento prévio que envolveu vários segmentos da administração. 
Portanto, com os maquinários existentes no município, seja da administração publica o de segmentos comunitários é possível realizar um projeto de desenvolvimento sustentável, que significa muito mais do que um processo de inclusão social, garante a subsistência no campo daqueles que mudam para a cidade por falta de opção e acabam por ser um dispêndio para as contas do poder público. A confirmação do que esse blog escreve foi a presença da multidão na carreata de entrega do trator, inclusive com a presença de varias autoridades e o povo da zona rural.

GALERIA DE FOTOS DA CARREATA COM A COMUNIDADE











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias