1.22.2015

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO RECEBE A PAUTA REPRESADA 2014 DO SINTET E FALA DA SITUAÇÃO DA PASTA




O secretário Estadual de Educação, o Professor Adão Francisco de Oliveira, esteve presente na reunião de diretores do SINTET nesta sexta feira, realizada no auditório Zumbi do Palmares na sede do sindicato da categoria. Na oportunidade o Secretário falou sobre seus desafios e expos algumas prioridades no primeiro momento. Na ocasião ele fez questão de lembrar que em três semanas a frente da SEDUC já é a segunda visita que fez a sede do SINTET.  Essa foi a segunda vez em menos de um mês que o Professor Adão Francisco de Oliveira, na condição de Secretário, visita o SINTET.
Em sua fala inicial, sinalizou que sua prioridade será sanear os entraves da pastas em todas as suas dimensões e áreas, para em seguida programar as ações que irão pautar o projeto atual, mas afirmou que não existe nada de inédito, pois compreende a educação básica como um acúmulo, porém, depende de uma visão diferenciada de alguns até então, colocando em primeiro plano a formação humana e não os interesses de mercado.
O secretario reforçou a necessidade da aproximação entre a educação básica e o processo científico, como forma de possibilitar ao educando um leque de possibilidades de escolha, não só de emprego no setor de serviços, mas das varias atividades nas áreas das ciências humanas e das artes. Ainda mostrou uma preocupação com a Educação do Campo, que hoje é vista como algo pejorativo e transitório, portanto, precisa de uma reavaliação do modelo e do acompanhamento do estado nesse segmento.
Ainda considerou a questão fiscal do estado o principal entrave de momento, que se encontra “destroçado”, principalmente, em relação aos repasses legais dos recursos financeiros para as escolas, dos programas de transporte escolar, merenda escolar e as parcela do FUNDEB. Na oportunidade apoio a iniciativa do SINTET de acionar a justiça para averiguar os indícios de desvio dos recursos da educação na gestão passada, dizendo que em razão dessa situação sempre vira discutir com a categoria quando as dificuldades forem de ordem de estado, mas se a razão for de interesse de governo, não permanecerá no cargo.
Em relação às eleições para diretor escolar, reafirmou que além de ser um desejo seu eu, é um compromisso do Governador Marcelo Miranda, mas que não tem condição nenhuma de proceder uma ato administrativo nesse sentido sem tomar pé da situação no estado e em especial nas escolar. Mas deixou claro, que esse processo será acompanhado com procedimentos técnicos para filtrar o processor e garantir que ele seja mais que um instrumento de democratização, que seja uma garantia de qualidade para a educação, por isso, implantará um programa de formação e capacitação desses gestores. Reconheceu a necessidade de realização de concurso público para a pasta, mas que para tanto, precisa de mais ano para reorganizar a estrutura administrativa e sanear a questão fiscal da pasta.

SINTET SE PRONUNCIA APÓS A FALA DO SECRETÁRIO

Após a fala do Secretário alguns Diretores do SINTET fizeram questionamentos como, as estruturas físicas das escolas, a situação dos pedagogos em função da municipalização das series iniciais, as inseguranças de janeiro a janeiro com a lotação inicial dos servidores contratados, reformulação do PCCS. Mas a principal cobrança foi à imediata realização de eleição para diretores, de preferencia no primeiro semestre, além da realização de concurso para a pasta que traga tranquilidade para os servidores. Em relação à cobrança da pauta represada, firmada ainda com o governo passada, logo após a greve e não cumprida, o Professor adão Francisco considerou o “Ex-governador um irresponsável e que a circunstancia em que ele assumiu o governo do estado representa muito bem esse adjetivo”. Mas que irá cumprir as demandas de acordo o levantamento da situação sem nenhum atropelo.

PAUTA REPRESATA DE 2014 ENTREGUE AO SECRETARIO

Ø      Progressão dos servidores;
Ø       Eleições diretas para diretores;
Ø       Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCR;
Ø       Data Base, Reajuste da Remuneração;
Ø       Equiparação, PRONO / PROEB;
Ø       Regularização dos Repasses as Escolas;
Ø       Municipalização dos anos Iniciais;
Ø       Enquadramento dos Técnicos Administrativos ao PCCS,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias