1.25.2014

DA ELEIÇÃO A POSSE O PT DA UM EXEMPLO DE DEMOCRACIA E MOBILIZAÇÃO


Julio Cesar Brasil - Novo Presidente do PT

Na ultima sexta-feira 24, aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado a posse da nova Diretoria do Partido dos Trabalhadores do Tocantins, com um projeto alternativo para o estado, o PT  apresenta novos lideres para  comandar o partido nos próximos três anos, com a missão de conduzir o pleito eleitoral de 2014, cuja finalidade é viabilizar candidatura própria dentro da terceira via, formado pelo PT, PP, PC do B e PSL, com a perspectivo de participação do PRT, PR PRTB  e o PTN. O partido saiu fortalecido ao dar um exemplo de democracia e mobilização, mesmo com suas divergências internas com base num embate a partir de ideias e pensamentos, todas as correntes foram convidadas e aceitaram compor a executiva estadual.
A partir de um processo diferenciado das demais siglas partidárias, o PT que conta com aproximadamente 3 milhões de filiados em todo país cadastrados em um banco de dados, mobilizou mais de 700 mil militantes em seu Processo Direto de Eleição, na escolha dos seus dirigente Brasil a fora, sendo que no Tocantins foram aproximadamente 5 mil filiados. Reconhecido por seu processo direto de escolha, o que dá um caráter de democracia plena, o PT inovou e ousou em seu ultimo processo de escolha dos seus membros para a composição de seus Diretórios e Comissões Provisórias em todo país, pois estabeleceu ainda no 4º Congresso Nacional que 50% dos seus membros fosse ocupadas por mulheres, 50% reservado com base na equiparação racial (negros, índios e amarelos) e 30% por jovens. Essa estratégia mostra coerência com as politicas federais aprovadas e implantadas pelos governos do Ex-presidente LULA e da Presidenta Dilma, oxigenando o partido, a partir do momento que abre espações para novas lideranças de todas as faixas etárias, etnias e classes sociais, só no partido dos trabalhadores isso seria possível.
Com Julio, novo Presidente do PT
Como membro do Diretório Estadual do PT terei o prazer e a responsabilidade de Coordenar nesses próximos anos a Macrorregional II do Sudeste de Arraias, que tem é composta pelos municípios de ( Taguatinga, Aurora, Combinado, Novo Alegre, Arraias, Conceição do Tocantins, Paranã, São Salvador e Palmeirenses. ainda recebi o convite do novo Presidente do PT, Júlio Cesar, para fazer parte do equipe de formadores da nossa militância, pois segundo ele o trabalho que faço em defesa do partido, além do embate político com os que tenta desqualificar o PT, me credencia a ter um papel de relevância no projeto para 2014. Naturalmente que com as palavras de quem tem a responsabilidade de conduzir no estado um dos maiores partido do Brasil e de carregar sobre os ombros a missão de articular a campanha da Presidenta Dilma no Tocantins é gratificante esse reconhecimento, porem, foi assumir a função de Coordenador da Macro II do sudeste e papel de formador dependera da minha  agenda de trabalho que muito extensa.

Durante o evento, o partido ainda promoveu um WORKSHOP DE REDE SOCIAIS, com a jornalista Patrícia Stoher, pois o novo presidente considera de fundamental importância para o Partido dos Trabalhadores no enfrentamento politico, uma vez que a grande imprensa só mostra as coisas negativas do país e do partido, sempre a partir da ótica do mercado. Esse momento proporcionado aos novos presidentes municipais significou muito, pois hoje, os jovens estão em sua maioria conectados nesses espações virtuais e acessíveis a todos, porém, se faz necessário entender seus interesses, seu comportamento e sua forma de expressar, porque eles não estão alheios às coisas e muito menos a politica, mas tem sua visão própria.
Já reconhecido pela força de sua militância, se o Partido dos Trabalhadores souber utilizar  essas novas ferramentas como estratégias de campanha, não tenho duvida que vai sair na frente das demais agremiações politicas, pois  irá dinamizar a mobilização de uma militância aguerrida e politizada.



 
A FORÇA DA MILITÂNCIA DIRIGINDO O PT.

Em sua fala de abertura o presidente o PT Donizete Nogueira, falou que esse momento marca uma nova fase do Partido dos Trabalhadores, pois a força da militância se fez presente no Processo Direto de Eleição aonde elegeu seus novos presidentes, que essa mesma força irá ajuda a dirigir o partido nos próximos anos. No momento da composição da mesa essa força se fez ainda maior com a presidente de varias autoridades de partidos diversos, como membros do PP como o Dep. Fed. Lazaro Botelho e o pré-candidato Roberto Pires, além do prefeito Amastha, Lucas presidente do diretório municipal do PSL, membros do PC do B, Junior Coimbra presidente do PMDB, empresários, lideres sindicais também prestigiaram, a exemplo do Presidente dos Trabalhadores em Educação do Estado (SINTET), José Roque.
Com o Auditório da Assembleia lotado o Presidente Júlio Cesar Brasil foi empossado como Presidente Estadual, assim como o Professor George Brito que assumi a presidência do Diretório de Palmas. No ato de sua posse na Diretoria Regional do Partido dos Trabalhadores, na Assembleia Estadual, o novo Presidente do PT,  Júlio Cesar Brasil, cumprimentou a todos homenageando a grande caravana de Couto Magalhães, sua cidade, por onde foi prefeito por dois mandatos e reelegeu seu sucessor. Na oportunidade agradeceu nominalmente cada integrante da mesa, mostrando uma grande sintonia entre aqueles que estão construindo a terceira via.
“Estou aqui porque quando LULA perdeu a eleição em 1989 chorei e dei vontade de ir embora desse país, mais não fui então virei militante e hoje Presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado do Tocantins”. Durante esse momento Júlio se emocionou e as lagrimas não foram contidas e foi longamente aplaudido por todos e sua família e companheiros de longas datas de Couto Magalhães.
Em seguida apresentou suas linhas de atuação: primeiro irá priorizar a organização do partido nas dez (10) macrorregionais do PT, para que se de oportunidade de formar novas lideranças regionais e estaduais;  segundo é faz uma gestão com força da militância dirigindo o PT juntamente com a Comissão Executiva estadual;  terceiro é dinamiza a utilização das redes sociais e vários tipos de mídias para potencializar a mobilização da militância, bem como, reorganizar os programas de gerenciamento do partido para atualizar os dados dos filiados facilitando a comunicação com as bases; quarto é a necessidade de debater o estatuto do partido e criar um sentimento de pertence para prevalecer a fidelidade partidária de seus filiados para com o partido; e por ultimo e mais importante, quanto desafiador é  eleger nossos deputados, nosso senador e nosso governador.
Com Paulo Mourão
Com um discurso sempre impactante o Ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, agradeceu o ex-presidente Donizete pelo trabalho realizado e desejou boa sorte ao novo presidente Júlio Cesar, ele lamentou a forma truculenta como o governo do estado vem aprovando matérias polêmicas, sem passar por nenhuma Comissão da Assembleia e disse que quem se posiciona contra paga-se muito caro. Ele ainda lamentou a situação fiscal do estado, “ O estado encerrou o ano com uma receita fiscal com 49,5% comprometida com a folha de pagamento d e pessoal,  meio ponto percentual acima do previsto pela LRF, comprometendo a capacidade de investimento em obras e áreas sociais como saúde e educação, mas mesmo assim o governo criou mais 760 cargos para apaniguados político” lamento um dos pré-candidatos do PT.
Com Dr. Nicolau pré-candidato do PT
Outro pré-candidato do partido dos trabalhadores e com uma fala que sempre contagia a militâcia, Dr. Nicolau falou da força da juventude tocantinense e brasileira, citando o Secretário de Juventude do PT, Domingo dos Santos, dizendo que a participação dela nas próximas eleições será decisiva, rebatendo a linha editorial da grande imprensa que mostra uma geração distante da politica. Destacou que Donizete iria dormir tranquilo após o repasse do cargo, pois quando pesar os erros e acertos iria perceber que fez o seu papel e que a prova era o auditório lotado.
Virando-se para presidente do PMDB, disse que “a terceira via é uma realidade concreta e que esta aberta para quem quiser compor um projeto que inclua as necessidades das pessoas e não um projeto de poder pelo poder, mas que temos que estar preparados, pois nossos adversários estão calados mais não estão quietos, pois são os mesmo e são capazes de usar meios lícitos e ilícitos para perpetuar no poder”.

Dep. estadual Zé Roberto do PT
Os deputados Estaduais Zé Roberto do PT e Amalha Santana também prestigiaram o evento.  Zé Roberto parabenizou o presidente empossado e ressaltou a coragem do PT de adotar na pratica a igualdade geracional e racial, que todos defendem, mas que fica só no discurso tinha que ser enaltecida. Com essa pratica o PT da oportunidade a todos e renova seus quadros. Fez ainda uma critica na forma truculenta do governo que aprovou a criação a região metropolitana sem ser analisada em nenhuma Comissão da Assembleia, além do personalismo de colocar em todos os nomes de escolas o termo “Girassol”. A Dep  Amalha falou da importância e deixou o seu reconhecimento ao ex-presidente Donizete pelo seu trabalho de fortalecimento do PT no estado, alcançando um estagio de maturidade que o permito testar sua força no estado nesse pleito de 2014 a partir de uma candidatura dentro da terceira via. Desejou muita força e sabedoria ao Júlio Cesar, por ele ser o responsável de articular o apoio a Presidente Dilma dentre os demais partidos.
Por fim um dos prováveis candidatos a dep. Federal, José Santana, atual prefeito de Colinas que está
no seu quarto mandato, falou do perfil do Presidente empossado Júlio Cesar, pela sua maneira simples de compreender o PT, mas, sobretudo por sua capacidade de discernimento e lucidez de trazer para dentro do partido as discussões e as demandas do interior, das pessoas do campo e dos assentamentos. Colocou também a árdua tarefa de articular com os demais pré-candidatos da terceira via uma parceria para consolidar um projeto para a sociedade tocantinense.




PRESENÇA FORTE E MACIÇA DO PP E DEMAIS PARTIDO NO EVENTO.

Presença do PP
A presença dos partidos que estão trabalhando a terceira via mostrou que ela já é uma realidade concreta, deixando claro para os outros grupos que uma futura composição tem que ser com base num projeto de desenvolvimento para o Tocantins e não apenas para a retomada de poder.
O primeiro a falar foi o Presidente do PP, Deputado Federal Lazaro Botelho, que cumprimentou Júlio Cesar, reconheceu a força do PT no processo de escolha dos seus dirigentes; “ tiro o chapéu porque foi uma grande lição para os demais partidos a escolha do presidente do PT. Destacou a força da militância  do  PT, um partido ligado aos movimentos, bem como, aos empresários que investe e geram empregos, diferente daqueles que especula. Ao finalizar reafirmou a presença do partido na terceira via e disse que a negociações estão aberta com todas as siglas de oposição, o que divergiu um pouco com a fala em seguida do Prefeito de Palmas, Carlos Amastha.
Ovacionado o prefeito iniciou sua fala dizendo que era um prazer estar presente na posse do  382. 279,40 para a construção  5.832 casa no plano diretor de palmas, o que representa uma derrota para os especuladores que tenta expandir loteamentos e deturbar a adequação da planilha de cobrança do IPTU. Se reportando ao Presidente do PP Lazaro Botelho, disse que é um homem de partido e que seguirá as orientações do PP, mas seu voto pessoal de Dilma ninguém mudará. Garantiu que qualquer um que disputasse as eleições municipais de 2010 ganharia as eleições, esse foi uma mensagem para 2014, da mesma forma que seria em 2012 se alguém tivesse coragem levaria.
Presidente Júlio Cesar, porque o PT é um partido que dar uma aula de cidadania e democracia e rematou dando uma noticia, que ao chegar na reunião recebeu uma mensagem do Ministério das Cidades, de que a Presidente Dilma liberou
Encerrou com a seguinte frase direcionada ao Presidente do PMDB, Junior Coimbra; “com o seu PMDB negociamos deputado, mas com da Katia Moto Serra, a dama do cerra, esse não tem como, porque são as mesmas pessoas que tenta perpetuar no poder”
O pré-candidato do PP Roberto Pires, que teve que sair mais cedo por mitos justificáveis, disse que caminhará junto com o PT e os partidos da terceira via, que estuda uma possibilidade de está caminha se incorpora ao projeto do PT da CARAVANA POPULAR: ENCONTRO PELO TOCANTINS, que vem percorrendo todo estado, ouvido as pessoas na formulação de seu projeto de desenvolvimento para o Tocantins.

LUCIANO ARRUDA DO PC DO B

Em sua fala enalteceu a administração do Prefeito Amastha, que segundo ele tem uma das melhores 
avaliações entre os municípios do estado.

JUNIOR COIMBRA PMDB

Relembrou das parcerias históricas do PT e PMDB nas lutas em prol do estado, a exemplo da dobradinha de Dilma e Michel Temer que transformou o Brasil em um celeiro de obras que transformou o país pra melhor.

CORONEL DAS FORÇAS ARMADAS JAIR DO PTC

Coronel reformado das Forças Armadas, disse que viu dentro das forças armadas militares doando dinheiros para colaborem com a campanha para pagar as multas dos condenados da ação P 470, por considerarem esse processo uma aberração judicial. Olha que estamos falando das Forças Armadas Nacional, historicamente um adversária o PT que nasceu dos movimentos sociais que sacudiu o Brasil nas ultimas décadas e contrapôs ao regime militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias