11.08.2012

PROJETO NACIONAL DO PT: UMA CONSTANTE METAMORFOSE SOCIAL



     Pode-se afirmar que o Partido dos Trabalhadores (PT) é um dos partidos que tem uma clara definição ideológica partidária e um projeto de governo consistente para o país, isso porque é um partido de massa, que consegue manter o dialogo com a população, elemento fundamental para estar em constante renovação não só de novos lideres, mas também de idéias. E nesse aspecto o PT foi o partido que mais se sobressaiu, pois juntamente com o PSB foram os partidos que mais cresceram nas eleições municipais de 2012, com uma diferença fundamental, o PSB teve seu crescimento atrelado ao personalismo de lideres carismático, já o PT foi além do carisma de seus principais lideres , fez uma leitura atualizada do Brasil e incrementou seu projeto.
   É natural de qualquer partido político defender seu capital político-eleitoral, o que não poderia ser diferente com o PT nesse momento em que todas as artilharias da oposição e da mídia estão voltadas contra si, um partido que se firmou no cenário nacional a partir de uma luta intensa e árdua ao longo dos anos. Mas que se propuser a fazer uma analise da dinâmica interna do partido vai perceber uma dinâmica interessante de oxigenação de seus quadros e de releitura das demandas do país para incrementar suas políticas, em especial as sociais. E coube ao ex-presidente LULA essa tarefa já em 2010 quando laçou Dilma para presidente, dando continuidade com Haddad eleito prefeito de São Paulo e, que será concluída essa etapa em 2014, com a apresentação de vários quadros novos, que possivelmente terá o Ministro da Saúde Alexandre Padilha como candidato ao governo do Estado de São Paulo.
    No que diz respeito ao Programa de Governo, o Partido dos trabalhadores fez uma auto avaliação e considerou que a primeira etapa relativo a inclusão social já foi em parte efetivada, tendo a necessidade de avançar em novos temas e novas demandas. No entanto, emergiu desse processo uma nova classe média, com exigências mais intensas e qualitativas as quais o partido e o governo estão atentos e lançou um balão de ensaio de dialogo e proposta para essa nova parcela da sociedade, algo que a oposição vem tentando sem sucesso.
    Entre algumas ações em cursos para 2014 podemos citar a redução de juros nas linhas de créditos das autarquias estatais, a exemplo da Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que forçou o setor privado a se adequar para não perder participação no mercado, à redução nos impostos das linhas brancas (geladeiras, fogões, micro-ondas, frízer, maquina de lavar roupas, entre outros), redução da taxa de energia, controle da telefonia celular, temas que estão ligados a essa nova classe media e que visa atender a nova realidade do pais.
    Essa nova fase do Projeto Nacional do PT inclui outra prioridade e ainda mais complexas, que é a questão da infra estrutura, complexidade essa que deriva de vários fatores. O primeiro é em função das boas ações do governo que colocou mais de 35 milhões de pessoas na nova classe consumidora, um segundo fator pode se afirmar que é a falta de investimentos históricos, que quando aconteciam não tinha uma função social definida. Mas o governo tem ações eficientes nessa área, mas que depende de um crescimento econômico solido tarefa complicada em meio à crise nos países ricos, mas que o Brasil está fazendo sua lição de casa.
   Nesse sentido a Presidenta Dilma tem um planejamento solido, principalmente em função da realização de dois eventos grandiosos em nosso país que são a Capa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. A iniciar pelas concessões de Portos, Aeroportos e Rodovia, esclarecendo que é totalmente diferente das privatizações tucanas, além de atacar de maneira estratégica os problemas do setor energéticos, de telefonia e internet banda larga 4G. Sem mencionar que a iluminação do campo com o Programa Luz Para Todos, Programa Habitacional Minha casa Minha Vida e infra-estrutura da rede educacional já é uma realidade.
    Portanto, o Programa do Partido dos trabalhadores (PT), como diria o eterno Raul Seixas, é uma metamorfose social que procurar atender a demanda dos grupos de minorias e da classe menos favorecidas e, por isso mesmo, estar conseguindo manter e ampliar um importante canal de comunicação com uma população cada vez mais exigente, ao contrário de vários partidos, especialmente as de oposição que estão fadados ao desaparecimento, ou a aglutinação com outras legendas.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias