6.29.2011

POLITICA NEOLIBERAL VERSUS PROJETO SOCIALSTA


Maximiano Cerezo dizia que ante a velha política, decepcionante e decadente, brota uma vida nova, disposta a coar o sonho da utopia eterna humana polis renovada, à media dos sonhos que alimentamos. Mesmo que aumenta o desânimo ante o desencanto da política neoliberal, devemos reivindicar o direito de seguimos sonhando com todo o realismo da política atual.
Assim sendo. Vamos analisar uma serie de textos diversos temas que representam um projeto socialista para a America Latina, principalmente com a eleição de uma serie de governantes de esquerda, a exemplo da ultima vitoria socialista no Peru. Os temas em questão serão de uma coletânea da Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil.
Apesar de reconhecer que a decepção que vem provocando a política, praticamente em todos os países, cria uma atitude de desconfiança, de desprezo e até de indignação diante da política. Os escândalos de corrupção e o nepotismo, a falsidade das promessas eleitorais, as alianças espúrias, a inércia interessante das oligarquias nacionais e a submissão dos governantes e políticos ao mercado capitalista, fruto de uma velha política que deve morrer.
Porém vamos mostrar o nascimento de uma nova forma de fazer política, com prioridade de fortalecer a paz com fruto da justiça, aprofundando os vários aspectos, para sensibilizar a sociedade, para que essa temática seja prioridade para si mesmo. Esclarecer a comunidade para que busque os canais apropriados para reforçar a luta contra a impunidade, em especial a corrupção eleitoral e administrativa e a violência diária sofridas por homens e mulheres submetidos ao trabalho análogo a condições de escravidão. Denunciar os projetos excludentes a e devastadores do meio ambiente, porem anunciando outros caminhos possíveis.
É com essa perspectiva que as analises dos artigos desse projeto Socialista Latino-americana, procurará mostrar que a Política é a forma mais perfeita e efetiva de promover mudanças que proporcionam a inclusão, reparação e afirmação social e racial. No entanto, precisamos de três elementos chave que é VER, JULGAR E AGIR.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias