12.11.2020

Educação de Jovens e Adultos abre inscrições 2020

 




Oportunidades para aqueles que de alguma maneira pararam o seus estudos e desejam recuperar o tempo perdido. estão abertas as inscrições para o ENCCEJA – Exame Nacional Para Certificação de Conhecimento Para Jovens e Adulto, 
abaixo segue o calendário e o link para as inscrições, porem, só estará disponível a partir do dia 14 de dezembro do corrente ano


Calendário Encceja 2020
Confira agora o calendário completo do Exame:
14 a 20 de dezembro de 2020: Justificativa de ausência no Encceja de 2019
28 de dezembro de 2020: Divulgação do Resultado das justificativas
11 a 22 de janeiro de 2021: Inscrições
11 e 22 de janeiro: Período de solicitação de atendimento especial, de tratamento pelo nome social
25 de abril de 2021: Aplicação da prova

http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Quando assumimos o nosso mandato de vereador, assumimos também o compromisso de transformá-lo em instrumento popular, para a promoção dos menos favorecidos e privados  de alguns serviços e conhecimentos. Entre o segmento da população se encontra os adolescestes e adultos que por motivos variados, pararam de estudar ou não tiveram acesso a escola em idade adequada.

   Como coordenador de Programas e Projetos no Colégio Estadual Cel. Jose Francisco de Azevedo, juntamente com outras companheiros/as temos divulgado e incentivado nossos jovens a cursarem a EJA – Educação de Jovens e Adultos, que permite fazer uma série a cada semestre.  
   Contudo, nem todos tem condições de frequentar a escola por falta de tem, em função do trabalho, então, na condição de vereador tenho divulgado e incentivado a participação dessa parcela de nossa comunidade a participarem do ENCCEJA – Exame Nacional Para Certificação de Conhecimento Para Jovens e Adulto, que é uma prova gratuita e voluntária servindo para conceder periodicamente certificados de conclusão de ensino fundamental, e de certificados de conclusão de ensino médio para quem não teve oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada para jovens e adultos.
    Nós atuamos desde a divulgação a partir da publicação do edital pelo INEP – Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anízio Teixeira, passando pela inscrição, uma vez que a maioria não tem acesso às plataformas de tecnologias, na qual as inscrições são disponibilizadas e realizadas, além de fazer o monitoramento das informações e locais de prova, até o acesso aos resultados do mesmo.
    Após todo esse processo, ainda tem mais um obstáculo, pois com o resultado nem mãos e em caso de aprovação, cada aluno tem que montar um processo simplificado com documentos pessoais, comprovante de endereço e a boletim do ENCCEJA e deslocar a Diretoria Regional de Dianópolis, pois as escolas não têm autorização para emitir os históricos em se tratando de ensino fundamenta e certificado nos casos de conclusão do ensino médio.
   Como o documento não sai na hora e a Diretoria tem até trinta dias de prazo para entregar, o aluno tem que volta novamente após esse período de 30 dias. Considerando que o valor da passagem de ida e volta, com mais alimentação custa em torno de  R$  150,00. Cada pessoas teria uma despesa de aproximadamente R$ 300,00 reais por ter acesso a esse direito fundamental.
   Então, dentro da nossa filosofia de trabalho de mandato popular, montamos os processos gratuitamente para essas pessoas, adicionamos uma procuração simples em nosso nome e quando temos uma quantidade significativa nos deslocamos a cidade de Dianópolis com recurso próprio para levar os processos e após trinta dias retornamos para buscá-los.
   Esse ano forma aproximadamente 50 processos que daria um total de 15 mil reais, se considerássemos o custo de 300 reais por pessoas. Nesses três anos foram aproximadamente 140 pessoas que auxiliamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias