5.12.2017

IGEPREV: A beira de um colapso.

    

    Só pra entender um pouco, o IGEPREV se sustenta com as contribuições do ente federativo, dos segurados ativos, dos segurados inativos e dos pensionistas; das receitas decorrentes de investimentos e patrimoniais; os valores recebidos a título de compensação financeira, em razão do  § 9º do art. 201 da Constituição Federal; os valores aportados pelo ente federativo; as demais dotações previstas no orçamento federal, estadual, distrital e municipal; e outros bens, direitos e ativos com finalidade previdenciária, que de acordo com  Presidente do Órgão, Dr. Jacques Silva, em 2016 o patrimônio liquido do instituto atingiu a marca de 4.093112.846,11.

ROMBO

      Segundo estudos apresentados pela atual gestão para as entidades e centrais presente na reunião, o rombo é de aproximadamente 2,9 bilhões levando se em conta tanto o que foi perdido de investimentos em fundos podres, quanto o que se deixou de lucra em função desses investimentos temerários. ainda pela fala do presidente em 2015 verificou-se o investimento de 1,4 bilhões em fundos que não tem saúde financeira, que ao todo chegam a 47 instituições temerárias. Fora esse prejuízo relata acima o IGEPREV já contabilizava um rombo de 500 milhões no período de 2011 a 2014, investimento que foram feito quando o Ex-secretário de governo da gestão anterior, Eduardo Siqueira Campos, assumiu a Presidencial do Conselho Administrativo e Fiscal, por um curto período de tempo.
     Para se ter uma idéia da irresponsabilidade do ex-secretário com o recurso público, a gestão anterior investiu cerca de 430 milhões numa rede de Churrascaria chamada Porcão que sequer tem ativos como prédios próprios, pois todos eram alugados, destes, 130 milhões foram resgatados ainda na gestão passada, mas não se sabe pra onde foram, ja o restante está contabilizado, mas perspectiva de resgate. Fato é que 50% dos 4 bilhões do patrimônio do IGEPREV estão perdidos por falências de fundos podres e/ou em fundos sem possibilidade de resgate, ameaçando o pagamento de pensões e benefícios.

MEDIDAS E REESTRUTURAÇÃO NA GESTÃO
  
      O Presidente apresentou medidas que tem adotado para melhoras a gestão do Instituto, sobretudo na política de investimento, fazendo opção por fundos de bancos de credibilidade no mercado, a exemplo do banco do Brasil e da Caixa Econômica, além de outros da iniciativa privada , que apesar do rendimento não ser tão alto, mas que certamente terá o retorno e o resgate seguro. o Órgão também esta realizando sindicância nos processos de investimentos, inclusive com viagem para vistoria em locus de impedimentos que o governo é societário, recadastramento de pensionista e aposentados, demissão de servidores envolvidos com ilícitos entre outras. 
     Nesse processo, as entidades representantes dos trabalhadores apresentou um proposta que incorpora no Conselho Administrativo e Fiscal, apenas servidores efetivos do órgão e representante da classe trabalhadora, para que os servidores do estado não fique refém e a mercê de oportunista. O Presidente do Instituto ficou de apresentar o minuta da proposta o governador do Estado e marcar nova reunião com as entidade classistas daqui a 30 dias. Na ocasião o Dr. Jacques Silva não descartou a possibilidade de aumento da alíquota de contribuição de previdenciária de 11% para 12%.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias