8.21.2013

O que a parceiria Lula / José de Alencar mostra para o PT do Tocantins.

    Diferente dos demais partidos politicos que em sua maioria foram criado para acomodar lederes descontente com outras agremiações, o Partido dos Trabalhadores (PT)  nasceu das lutas sociais, ou seja ele foi construido a partir de revindicações das minorias para atender suas demandas. Entre as varias categorias que colaboraram para a edificação dessa nção vermelha estão os sindicatos e as centrais, que lutaram persistentemente contra a classe empressarial da epoca por melhores condições de trabalho e remuneração. E momento necessário e histórico do partido, porem, deixou algumas marcas que dificultou a ascenção do partido ao poder. Durante esse periodo criou se uma visão negativa e generalizada o empresariado como um todo, mas epóca essa restrição fazia sentido. inflação astronomica favorecia o capital especulativo e maior expropriação dos trabalhadores.
    Mas o presidente LULA que esta no minimo um decada a frente em se tratando de articulação politica, observou após varias derrotas que sem um parceria das categorias de base com a boa parte do empresariado, percebeu que seria impossivel,  PT chegar ao poder, principlamente, porque da midia o PIG (Partido da Imprensa Golpista), sempre manipulou pesquisas, debates e criava sempre um clima de terrorismo em caso de vitoria petista. Foi então que o metarlugico Luis Inacio Lula da Silva, percebeu que o pais tinha dois tipo de empresário, aquele que só trabalha com capital especulativo e volatil, que se alumenta das altas taxas de juro, causando um mal sem precedente para o país, mas  por outro lado, tem o empresário investidor, aquele que aposta no pais, investindo no emprego e gerando renda, aplicando nas areas estrategias do país e concordando com a reduação nas margens de lucros. Foi o perfil desse ultimo que o presidente LULA viu no saudoso vice presidente José de Alencar, uma parceria que mudou os rumos do PT.

Seus reflexos para o PT do Tocantins em 2014

  Resguardando a devida proporcinalidade, acredito que o PT do Tocantins esta no cominho certo nas articulações em torno do nome do DR. NICOLAU ESTEVES, principalmente porque ela esta sendo de amneira dialógica, envolvendo todas as insancias do partido, disse ninguem pode reclamar, pois se não participa é por uma questão de opção. Durante os encontros do partido tive a oportunadade de troca algumas ideias com ele, que se mostrou um entusiasto do PT, um perfil socialista e do empresário que o Presidente LULA trouxe para dentre da militancia.
     As alegações a respeito do tempo de sua filiação veja como um fotor periferico, pois o tempo não depende apenas do tempo, mas da pulsação, da pré-disposição e do temperamento do militante, a pessoas que cheagaram ha apenas um ano ou dois, mas que pelo perfil já nasceram petista e outras ha nos filiadas mas que nunca conhece o PT em sua essencia, pois nunca militou de fato. Penso que o partido poderia criar suas próprias circustâncias, ao invés de ser criado por elas, valorizando toda a historia de Presidente Donizete na luta pela expanção, reconhecendo a importancia do ex-prefeito Raul Filho na projeção do partido, mas sobretudo, abraçando as pré-candidaturas do Dr Nicolau Esteves e Paulo Mourão, para Governador e Senador respectivamente.
A carvana da Esperança é uma excelete oportuneida para colocar esse pensamento em pratica, pois teremos a oportunidade de apresentar nosso quaadros a sociedade. Mas o essencial é deixar claro durante esses encontro que no Partido dos Trabalhadores  a essencia é o projeto e não as pessoas, pois quando o presidente E-xLula elegeu a Presidente Dilma isso ficou evidente, poderia ser qualquer outro quadro, porque o povo tava votando na continuidade do projeto do PT, de crescimento com distribuição de renda.







Um comentário:

  1. É cada justificativa que se acha para o curvamento do PT ao capitalismo! Então há o bom burguês, aquele que explora apenas o trabalho honesto e aquele que especula... Adotar uma linha conciliatória facilitou em muito a ascensão do PT ao "poder", mas isto não implica sequer num socialismo do possível. Na visão dos capitalistas, para cada momento existe a necessidade de um tipo de governo. Houve um momento de grandes turbulências em que era necessário ao capital um governo mais truculento, mas neste momento, o melhor modelo para o capital é o conciliador... Querermos justificar os fins pelos meios é muito louvável quando queremos apenas dormir sossegados. Agora não podemos ser ingênuos a ponto de acreditar que o capital (que formou ideologicamente o povo) ceda o comando do seu principal instrumento de poder a quem planeja derrotá-lo. Ou ainda, que é possível fazer revolução pela via eleitoral.

    ResponderExcluir

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias