12.16.2016

Irmã Flora: 20 anos de dedicação e uma nova missão


Irmã Pastorinha
Ana Flora Roman

"O pobre gritou, Deus escutou". Foi este o salmo de gratidão que rezamos no ultimo terço dos homens com a presença da Irmã Flora, talvez esse seja o significado da sua nova missão em Campo Alegre do Sul  em Santa Catarina. Pois como ela mesma tem relatado, é uma comunidade carente e, ao ouvir as suplicas daqueles pobres, Deus esta enviando um anjo ao encontro deles, anjo que faz parte de uma legião chamada congregação Jesus Bom Pastor. 

Querida Irmã flora, dito isso, quero lamentar profundamente não poder esta aqui nesse momento de gratidão e agradecimento por tudo que a Senhora fez por nossa comunidade, pois estou em uma reunião em Palmas, eu que participo dos trabalhos do Centro Comunitário Jesus bom Pastor desde 1999, ainda quando fundamos o JUNE (Jovens Unidos na Esperança), lembra? Então assumir a direção do Colégio José Francisco de Azevedo, quando desenvolvemos vários projetos, fruto de uma forte parceria, como VIDA SIM, DROGA NÃO: AVIDA VALE MAIS; AMIGOS DA NATUREZA; entre tantos outros que norteia até hoje o trabalho em educação no combate as drogas na adolescência, a prostituição e a gravidez precoce e despertou a comunidade para manutenção da limpeza da cidade e preservação do meio ambiente.

Sete (07) de março de mil novecentos e noventa e sete (1997) chegava ao município de Conceição do Tocantins-TO as Irmãs da Congregação Jesus Bom Pastor, iniciando-se um trabalho fantástico pela promoção da vida em todas as suas dimensões. Tudo começou com a construção do Centro Comunitário Jesus Bom pastor, um espaço no qual são desenvolvidos vários projetos através de pastorais.
Sendo todos eles de grande importância, mas devido a a nossa realidade quero destacar o PROJETO ÁGUA VIDA, que tem realizado ações fundamentais para amenizar a carência de água para os moradores do sertão do nosso município. Através de doações vindas de comunidades do País da Itália e do Estado do Rio Grande do Sul e aliado a trabalhos de voluntários, a pastoral tem alcançado resultados inacreditáveis. São aproximadamente mil e duzentas (1.200) famílias atendidas  com a construção de cisternas em locais estratégicos, que não seca no período de estiagem. Fora fabricadas aproximadamente vinte mil (20.000) manilhas, ao custo aproximado de de sessenta reais (R$ 60,00) cada, totalizado um investimento aproximado de um milhão e duzentos mil reais (R$ 1.200.000,00).
Fiz esse pequeno relato sobre esse projeto pra dizer que daqui alguns anos, a comunidade de Campo Alegre do Sul vai estará dizendo a mesma coisa, pois tenho certeza que a senhora levará consigo o mesmo ardor missionário que trouxe a nossa abençoa Conceição, pois faz parte a essência da congregação. Mas também, deixar  a senhora tranquila de que a comunidade continuará a abraçar os projetos aqui iniciados, que terá a condução da Irmã Helena, também não menos querida, juntamente com a demais que virão.

Por fim, na condição de Presidente do Centro comunitário Jesus Bom Pastor, quero expressar toda gratidão em nome dos Projetos e Pastorais aqui realizados, sobretudo em nome do povo do sertão; como vereador empossado vou procurar me espelhar no vossa trabalho e colocar meu mandado como um instrumento promoção dos mais necessitados, como educador quero dizer que as parcerias realizadas fora fundamentais na formação de nossos alunos educando metes e corações.

Como a senhora mesmo costuma dizer: QUERIDA!!!!!!!!!!!!!!!!! FICA FELIZ


Um comentário:

Sejam críticos, mas construtivos

Arquivo das materias